Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22344
Tipo: | Dissertação |
Título : | Cartografias do sombrio: arte, subjetividades e performances no universo gótico de Fortaleza |
Título en inglés: | Dark cartographies: art, subjectivities and performances in the gothic universe of Fortaleza City |
Autor : | Ribeiro, Sandra Stephanie Holanda Ponte |
Tutor: | Diógenes, Glória Maria dos Santos |
Palabras clave : | Performance (Arte) – Fortaleza;Performance (Arte) – Subjetividade - Fortaleza;Arte gótica - Fortaleza;Urban anthropology;Performances |
Fecha de publicación : | 2016 |
Citación : | RIBEIRO, Sandra Stephanie Holanda Ponte. Cartografias do sombrio: arte, subjetividades e performances no universo gótico de Fortaleza. 2016. 97f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | Nesta dissertação, acompanho as trajetórias de jovens “afinados” com o gótico em seus circuitos de lazer na cidade de Fortaleza, a fim de observar como eles vivenciam uma experiência com esse mundo artístico em diferentes espaços e eventos musicais. Trago para a pesquisa os seguintes questionamentos: como esses jovens produzem uma experiência com o gótico a partir desses encontros? O que distingue ou caracteriza essa experiência? O trabalho compreende uma descrição das trajetórias, eventos, performances, consumos e afetos que constituem e caracterizam esses encontros, ao mesmo tempo em que busca traçar a multiplicidade de interações e de fluxos que atravessam as subjetividades desses jovens. Na investigação, utilizo o conceito de mundo artístico elaborado por Becker (2010) como estratégia metodológica para pensar o universo gótico como uma rede de cooperação entre indivíduos em torno de trabalhos de arte, no caso, a arte gótica. |
Abstract: | In this dissertation, I accompany young trajectories tune with the Gothic in their leisure circuit in Fortaleza city, in order to observe how they lived an experience with this art world in different spaces and musical events. I bring to research the following questions: how these young people produce an experience with gothic from these meetings? What distinguishes or characterizes this experience? The work includes a description of the trajectories, events, performances, consumptions and affections that constitute and characterize these meetings, while seeking to describe the multiplicity of interactions and flows through the subjectivities of these young people. During the investigation, I use the concept of art world prepared by Becker (2010) as a methodological strategy into think of the gothic universe as a network of cooperation between individuals around artworks in the case, the Gothic art. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22344 |
Aparece en las colecciones: | PPGS - Dissertações defendidas na UFC |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_sshpribeiro.pdf | 1,98 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.