Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/2232
Type: Dissertação
Title: Os (des)caminhos das mulheres no teatro de Nelson Rodrigues: uma articulação entre o teatro e a psicanálise
Title in English: Womens un-ways in the theatre of Nelson Rodrigues: an articulation between theatre and psychoanalysis
Authors: Nascimento, Juliana Maria Girão Carvalho
Advisor: Cruxen, Orlando Soeiro
Keywords: Teatro;Nelson Rodrigues;Sexualidade feminina;Psicanálise;Theater;Nelson Rodrigues;Female sexuality;Psichoanalysis;Rodrigues, Nelson, 1912-1980 - Crítica e interpretação;Rodrigues, Nelson, 1912-1980.Senhora dos afogados - Personagens - Mulheres;Rodrigues, Nelson, 1912-1980.Vestido de noiva - Personagens - Mulheres;Rodrigues, Nelson, 1912-1980.A serpente - Personagens - Mulheres;Mulheres - Comportamento sexual;Mulheres e psicanálise;Teatro brasileiro;Análise do discurso literário
Issue Date: 2011
Citation: NASCIMENTO, Juliana Maria Girão Carvalho. Os (des)caminhos das mulheres no teatro de Nelson Rodrigues: uma articulação entre o teatro e a psicanálise. 2011. 105 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2011.
Abstract in Brazilian Portuguese: Esta dissertação se debruça sobre algumas das personagens mulheres emblemáticas do teatro de Nelson Rodrigues, visando investigar os possíveis caminhos ou descaminhos dessas personagens, a fim de compreender as diversas expressões da sexualidade feminina, bem como as fantasias e posições subjetivas que as mulheres rodriguianas ocupam no exercício dessa sexualidade e no amor. Considerando a virulência do teatro rodriguiano e o poder da arte de dar expressão às formações do inconsciente, supomos que a dramaturgia de Nelson Rodrigues pode trazer importantes contribuições para o avanço do saber psicanalítico sobre a sexualidade feminina. Para tanto, essa investigação tomou como material de análise as peças: Senhora dos Afogados, Vestido de Noiva e A Serpente. Tendo como base o referencial teórico da Psicanálise, foram fundamentais para guiar essa investigação os conceitos freudianos de inconsciente, pulsão, recalque, complexo de Édipo, fase pré-edipiana, complexo de castração, identificação e supereu; bem como a categoria teatral da ação. A presente pesquisa foi bibliográfica e buscou, na análise do discurso das peças, ater-se às sutilezas do texto rodriguiano, enquanto discurso veiculado pela palavra e pela ação. Desse modo, as mulheres do teatro de Nelson Rodrigues mostraram-se, sobretudo, arrebatadas pela paixão e pela voluptuosidade, em nome de um “querer” que ultrapassa o desejo e o encontro com o objeto; “querer” que parece se escorar também na figura da “outra mulher”, depositária de um amor ambivalente por excelência.
Abstract: This dissertation leans on some Nelson Rodrigues theater’s emblematic female characters, aiming to investigate these characters ways or un-ways, in order to understand the different expressions of female sexuality, as well as the fantasies and the subjective positions that rodriguean women take on living this sexuality and love. Considering the rodriguean theater’s virulence and the art’s power of giving expression to the unconscious creations, we suppose Nelson Rodrigues dramaturgy may carry important contributions on the psychoanalyst knowledge improvement about female sexuality. For that, this study has taken as analysis material the plays: Senhora dos Afogados(Lady of the Drowned), Vestido de Noiva (The Wedding Dress) and A Serpente (The Serpent. Based on Psychoanalysis theoretical references, Freudian concepts of unconscious, drive, repression, Oedipus complex, early Oedipus complex, castration complex, identification e superego were fundamental to guide this investigation; as well as the drama category action. The present research was bibliographic and sought, by the plays discourse analysis, to stick to the Rodrigues writing subtlety, as a sort of discourse transmitted by words and action. Thereby, Nelson Rodrigues theater’s women showed themselves, above all, rapt by passion and voluptuousness, in name of a “want” that exceeds desire and the meeting with the object; “want” also seems to lean on the shape of “another woman”, depository of an ambivalent love par excellence.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/2232
Appears in Collections:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2011_dis_JMGCNascimento.PDF761,09 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.