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dc.contributor.advisorVieira , Neiva Francenely Cunha-
dc.contributor.authorMota, Joverlândia dos Santos-
dc.date.accessioned2017-03-20T13:30:31Z-
dc.date.available2017-03-20T13:30:31Z-
dc.date.issued2016-09-26-
dc.identifier.citationMOTA, J. S. Saúde e escola: a construção de um projeto de intervenção. 2016. 86 f. Dissertação (Mestrado em Saúde da Família) - Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22252-
dc.description.abstractThe school is an important space for the development of health promotion actions, it is what the studies say when discussing the relationship between health and school. By reading in scientific productions dealing with the matter, it was observed that health education activities developed at school were not according to the actual needs of the territory, because they were punctual, without systematic planning of activities and students, targets of health education actions were passive agents and information receivers. Given this diagnosis, the objective of this study was to develop and implement an intervention project, focusing on the component II of the School Health Program, at a school in the city of Caucaia- CE. Intervention study with a qualitative approach, whose theoretical framework for the methodology was Community - based participatory research - CBPR. Meetings were held to identify partners and formalize the partnership. Group members identified the potential and limitations of the territory, established the theme teenage pregnancy as a priority for intervention, made a critical reflection on the subject and determined the strategy for the development of intervention. After the completion of the CBPR stage, a conversation circle for analysis of continuity and sustainability of this intervention was performed. The data produced were organized, categorized into main themes and faced with the literature on the subject. For students participating students participating category learning prevailed in the speeches of its assessment of the intervention. Also, we observed the presence of empowerment as group member. The interaction established between health and school in this study contributes to the exchange of ideas and the strengthening of the bond.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectAdolescentept_BR
dc.subjectEducação em Saúdept_BR
dc.subjectAtenção Primária à Saúdept_BR
dc.titleSaúde e escola: a construção de um projeto de intervençãopt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA escola é um espaço importante para o desenvolvimento de ações de promoção da saúde, é o que afirmam os estudos quando discutem a relação entre a saúde e a escola. Através da leitura em produções cientificas que tratam do assunto, observou--se que as ações de educação em saúde desenvolvidas na escola não estavam de acordo com as reais necessidades do território, porque elas eram pontuais, sem planejamento sistematizado das atividades e os alunos alvos das ações de educação em saúde, eram agentes passivos e receptores de informações. Diante desse diagnóstico, o objetivo desse estudo foi elaborar e aplicar um projeto de intervenção, com foco no componente II, do Programa Saúde na Escola, em uma escola do município de Caucaia - CE. Estudo de intervenção, com abordagem qualitativa, cujo referencial teórico para a metodologia foi Community – based participatory research - CBPR (Pesquisa Participativa Baseada na Comunidade). Foram realizados encontros para a identificação de parceiros e de formalização da parceria. Os participantes do grupo identificaram as potencialidades e as limitações do território, estabeleceram o tema gravidez na adolescência como prioritário para intervenção, realizaram uma reflexão crítica sobre o tema e determinaram a estratégia para o desenvolvimento da intervenção. Foi realizada uma roda de conversa para análise da continuidade e da sustentabilidade dessa intervenção. Os dados produzidos foram organizados, categorizados em temas principais e confrontados com a literatura que trata do assunto. Para os alunos participantes a categoria aprendizado predominou nas falas de sua avaliação da intervenção. Também, observou-se a presença do empoderamento como elemento do grupo. A interação estabelecida entre a saúde e a escola nesse estudo contribuiu para a troca de ideias e o fortalecimento do vínculo.pt_BR
dc.title.enHealth and school: the construction of an intervention projectpt_BR
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