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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSoares, Maria Elias-
dc.contributor.authorSilva, Maria do Socorro Maia-
dc.date.accessioned2017-03-03T13:07:39Z-
dc.date.available2017-03-03T13:07:39Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVA, Maria do Socorro Maia. Repercussão dos Resultados da Autoavaliação Institucional na Gestão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilab. 2016. 136f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão da Educação Superior, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22094-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectUniversidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira – Auto avaliação - Redenção – CEpt_BR
dc.subjectAutoavaliaçãopt_BR
dc.subjectEducação Superior - Avaliação – Redenção – CEpt_BR
dc.subjectHigher educationpt_BR
dc.subjectManagementpt_BR
dc.titleRepercussão dos Resultados da Autoavaliação Institucional na Gestão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - Unilabpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNas últimas décadas, as instituições de ensino superior vivenciaram um acelerado processo de expansão e transformação que repercutiu tanto em sua estrutura organizacional quanto em sua concepção e modelo e, consequentemente na ampliação dos desafios e demandas com os quais precisam lidar. Uma dessas mudanças foi a implantação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), há pouco mais de uma década, que se propõe a identificar o mérito e o valor das instituições em suas várias dimensões visando à melhoria da qualidade. Nesta conjuntura, em que a avaliação institucional adquire cada vez mais significado, notadamente no que diz respeito ao uso dos resultados do processo avaliativo como subsídio para o aperfeiçoamento institucional, considerou-se relevante e oportuna a realização de estudo acerca da relação que se estabelece entre os resultados das avaliações realizadas e as ações de gestão e planejamento no âmbito da instituição. Assim, o trabalho intitulado Repercussão dos Resultados da Autoavaliação Institucional na Gestão da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira- Unilab, tem como objetivo analisar a repercussão dos resultados do processo de autoavaliação realizado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), no âmbito da administração de uma instituição pública federal de ensino superior, a Unilab. O estudo caracterizou-se como uma pesquisa aplicada, de natureza descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, cujo percurso metodológico organizou-se em dois procedimentos principais, a análise documental e a pesquisa de campo, mediante os quais buscou-se compreender a dinâmica do trabalho da CPA e o impacto dos resultados dessa atividade no planejamento e gestão da instituição. Para tanto, utilizou-se como instrumento de coleta de dados dois questionários constituídos de questões abertas e fechadas, dirigidos aos gestores e membros da CPA, cujos dados foram tabulados e analisados com base na análise de conteúdo e tratados com suporte dos softwares Excel e ATLAS.ti. Os resultados encontrados evidenciam que embora os gestores concebam os dados da autoavaliação como um importante subsídio de gestão, a utilização dessas informações ainda é pontual e não se configura como uma ação institucionalizada na universidade. As conclusões do estudo apresentam elementos que podem dar apoio aos processos decisórios relacionados à política de avaliação institucional, contribuindo assim, para a formulação e a melhoria da prática avaliativa e para o avanço dos estudos sobre a avaliação institucional com vistas ao atendimento dos objetivos do SINAES.pt_BR
dc.title.enRepercussion of the Results of Institutional Self-Assessment in the Management of the University of International Integration of Afro-Brazilian Lusophony- Unilabpt_BR
Aparece nas coleções:POLEDUC - Dissertações defendidas na UFC

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