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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/22084
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Araújo, Júlio César Rosa de | - |
dc.contributor.author | Freitas, Erasmo de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2017-03-03T10:48:06Z | - |
dc.date.available | 2017-03-03T10:48:06Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Freitas, E. O.; Araújo, J. C. R. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22084 | - |
dc.description | FREITAS, Erasmo de Oliveira. Uma proposta de descrição para gêneros multimodais animados. 2016. 193f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino – Gêneros textuais multimodais | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa - Estudo e ensino - Gêneros discursivos | pt_BR |
dc.subject | Intertextualidade | pt_BR |
dc.subject | Discursive genres | pt_BR |
dc.subject | Multimodality | pt_BR |
dc.title | Uma proposta de descrição para gêneros multimodais animados | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem o objetivo geral de descrever os gêneros multimodais animados (GEMUA), considerando seus aspectos enunciativos e sua natureza multimodal. A pesquisa caracteriza-se epistemologicamente como interpretativa, de base empírica e de caráter indutivo no sentido lato do termo. À luz dos pressupostos de Bakhtin (2006, 2003, 2002) sobre a relação sujeito e linguagem e gêneros discursivos, dos estudos sobre multimodalidade de Kress & van Leeuwen (1996), Kress (2010) e das discussões teóricas acerca dos elementos não-linguísticos na comunicação humana de Fiorillo e Torres (2003), Cestero (1999), Poyatos (1994), Davis (2009), Albaladejo (2007) e Marcushi (1986), esta pesquisa se concentra em buscar respostas para a seguinte problemática: como se caracterizam os gêneros multimodais animados? O estudo do corpus, gêneros multimodais animados, mostrou que ele apresenta dois possíveis caminhos de observação: o eixo da composição e o eixo do funcionamento. A tese concentra a análise no eixo da composição, cujos dados mostraram que os GEMUA precisam ser analisados partindo de aspectos (i) linguísticos, (ii) sonoros, (iii) proxêmicos, (iv) cinésicos e (v) imagéticos. A maneira encontrada para operacionalizar os parâmetros de observação foi elaborar um fichamento analítico e submeter cada uma das 150 amostras do corpus discretizando cada aspecto composicional. A análise mostrou que os GEMUA são gêneros que apresentam composição altamente dinâmica e plástica, além de indicar a rica potencialidade desses gêneros em múltiplos contextos sócio-discursivos. | pt_BR |
dc.title.en | A description proposal for animated multimodal genres | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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