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dc.contributor.advisorAraújo, Júlio César Rosa de-
dc.contributor.authorFreitas, Erasmo de Oliveira-
dc.date.accessioned2017-03-03T10:48:06Z-
dc.date.available2017-03-03T10:48:06Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationFreitas, E. O.; Araújo, J. C. R. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/22084-
dc.descriptionFREITAS, Erasmo de Oliveira. Uma proposta de descrição para gêneros multimodais animados. 2016. 193f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino – Gêneros textuais multimodaispt_BR
dc.subjectLíngua portuguesa - Estudo e ensino - Gêneros discursivospt_BR
dc.subjectIntertextualidadept_BR
dc.subjectDiscursive genrespt_BR
dc.subjectMultimodalitypt_BR
dc.titleUma proposta de descrição para gêneros multimodais animadospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem o objetivo geral de descrever os gêneros multimodais animados (GEMUA), considerando seus aspectos enunciativos e sua natureza multimodal. A pesquisa caracteriza-se epistemologicamente como interpretativa, de base empírica e de caráter indutivo no sentido lato do termo. À luz dos pressupostos de Bakhtin (2006, 2003, 2002) sobre a relação sujeito e linguagem e gêneros discursivos, dos estudos sobre multimodalidade de Kress & van Leeuwen (1996), Kress (2010) e das discussões teóricas acerca dos elementos não-linguísticos na comunicação humana de Fiorillo e Torres (2003), Cestero (1999), Poyatos (1994), Davis (2009), Albaladejo (2007) e Marcushi (1986), esta pesquisa se concentra em buscar respostas para a seguinte problemática: como se caracterizam os gêneros multimodais animados? O estudo do corpus, gêneros multimodais animados, mostrou que ele apresenta dois possíveis caminhos de observação: o eixo da composição e o eixo do funcionamento. A tese concentra a análise no eixo da composição, cujos dados mostraram que os GEMUA precisam ser analisados partindo de aspectos (i) linguísticos, (ii) sonoros, (iii) proxêmicos, (iv) cinésicos e (v) imagéticos. A maneira encontrada para operacionalizar os parâmetros de observação foi elaborar um fichamento analítico e submeter cada uma das 150 amostras do corpus discretizando cada aspecto composicional. A análise mostrou que os GEMUA são gêneros que apresentam composição altamente dinâmica e plástica, além de indicar a rica potencialidade desses gêneros em múltiplos contextos sócio-discursivos.pt_BR
dc.title.enA description proposal for animated multimodal genrespt_BR
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