Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21885
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lustosa, Francisca Geny | - |
dc.contributor.author | Soares, Roberto Leite | - |
dc.date.accessioned | 2017-02-02T14:55:26Z | - |
dc.date.available | 2017-02-02T14:55:26Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Soares, R. L.; Lustosa, F. G. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21885 | - |
dc.description | SOARES, Roberto, Leite. A educação profissional no Brasil: entre o tecnicismo dos anos de 1970 e a pedagogia das competências nos dias atuais. 2016. 155f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino Médio Profissionalizante - Brasil | pt_BR |
dc.subject | Educação baseada na competência | pt_BR |
dc.subject | Ensino Técnico – Brasil | pt_BR |
dc.subject | Technical and Vocational Education | pt_BR |
dc.subject | Integrated High School | pt_BR |
dc.title | A educação profissional no Brasil: entre o tecnicismo dos anos de 1970 e a pedagogia das competências nos dias atuais | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este estudo se debruça sobre a temática da Educação Profissional, aludida em legislações e em documentos de orientações de práticas pedagógicas, que versam sobre o aspecto da vinculação com a Educação Básica, constituída na história do ensino brasileiro. A intenção se guia pela perspectiva comparada, no que concerne a dois períodos e contextos distintos: em torno das reformas do ensino dos anos de 1970, posta pela LDB 5.692/71 e os dias atuais, sob a égide da lei 9.394/96 e de suas implicações sociopolítico-econômicas à educação. Quanto aos objetivos específicos, buscamos, portanto, identificar elementos concernentes à noção de educação profissional, ensino técnico compulsório e ensino médio integrado à educação profissional, de acordo com as Leis de Diretrizes e Bases; e, elucidar o curso das reformas da década de 70 e da atualidade à luz das políticas educacionais, procedidas nos períodos analisados, com vias a caracterizar as práticas pedagógicas da Educação Profissional. Nossos interlocutores para o campo da Educação Comparada são, em especial, Bonitatibus (1989) e Nóvoa (2000); na Educação Profissional e Ensino Técnico-Profissionalizante Frigotto (2005), Ramos (2005, 2008), Ciavatta (2005), Moura (2012), Kuenzer (2012), dentre outros, além dos documentos legais (LDB’s, Pareceres, Resoluções, DCN’S e RCN’s). A abordagem do estudo é de caráter qualitativo, com uso de fontes bibliográficas e documentais, aliada a parte empírica, tomando como lócus a Escola Estadual Paulo VI, em Fortaleza (CE), por ter oferecido nos dois períodos enfocados essa modalidade de ensino. Os sujeitos entrevistados foram dois ex-professores da década de 70/80 (de Datilografia e Tipografia), e cinco professores atuais (três da base comum e dois da base técnica). Os resultados do estudo evidenciam diversas implicações advindas do período em que vigorou na educação brasileira o ensino com “iniciação para o trabalho”, ainda em nível de 1º grau e com “habilitação profissional”, em nível de 2º grau, nos anos de 1970 e 1980, o que por imposição compulsória da lei, conformava a vigência da concepção tecnicista, que até hoje traz marcas ao ensino. Quanto ao período vigente, pós-LDB de 96, temos o surgimento de um neotecnicismo, exposto sob o paradigma da “Pedagogia das Competências”, como discurso e direcionamento à educação Profissional, novamente integrada à educação Básica, assim como fora preconizado pela LDB de 71 flexibilizada a compulsoriedade pela lei 7.044/82 e extinta pelo decreto 2.208/97. O retorno dos preceitos de integração à educação básica dar-se, na contemporaneidade, com a lei 5. 154/04, que referenda a LDB vigente, novamente sob a égide de ditames internacionais e da nova face produtiva capitalista. O modelo de produção se substitui, mas o atrelamento da educação a interesses econômicos não. | pt_BR |
dc.title.en | The professional education in Brazil: between the technology of the 1970s and the pedagogy of competences in the current days | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_rlsoares.pdf | 4,74 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.