Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21812
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Estratégias em EaD na biblioteca universitária da Universidade Federal do Ceará |
Authors: | Bezerra, Neiliane Alves Sousa, Maria Marlene Rocha de Mesquita, Margareth de Figueiredo Nogueira |
Keywords: | Estratégia em EaD;Processos e ferramentas;Bibliotecas Universitárias;Tecnologia da informação;Ecologia da informação |
Issue Date: | 2016 |
Citation: | BEZERRA, Neiliane Alves; SOUSA, Maria Marlene Rocha de; MESQUITA, Margareth Figueiredo Nogueira. Estratégias em EaD na biblioteca universitária da Universidade Federal do Ceará. In: SEMINÁRIO NACIONAL DE BIBLIOTECAS UNIVERSITÁRIAS, 19, 2016, Manaus, Brasil. [Anais eletrônicos]... Manaus, Brasil, 2016. Disponível em:https://anaissnbu.emnuvens.com.br/anais/article/view/283/281 jan. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Apresenta resultado de estudo com objetivo de analisar, em termos estratégicos, o potencial das dimensões do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Ceará (SB/UFC) para ofertar serviços adequados às necessidades da Educação à Distância (EaD). O Plano Nacional de Educação (PNE) 2014-2024, Lei nº 13.005 contempla estratégias e ações para alcançar as metas da EaD de expandir vagas na educação superior. Apoiando-se na abordagem da ecologia da informação busca-se conhecer o ambiente informacional da biblioteca, utilizando a Análise SWOT para coletar informações do seu ambiente interno e externo que servirão como insumo para a elaboração de estratégias informacionais. A pesquisa é classificada como exploratória e utilizou a entrevista não dirigida como instrumento de coleta de dados. Como considerações parciais, após a análise das entrevistas constatamos que os conteúdos informacionais de acesso aberto, como o Repositório Institucional (RI) e de acesso restrito como livros eletrônicos, foram considerados pontos fortes e quanto aos pontos fracos percebidos no SB/UFC para a atuação em EaD, um dos aspectos mais enfatizados foi o desconhecimento da metodologia de estudo-ensino e as tecnologias usadas em EaD, por parte dos bibliotecários. |
URI: | https://anaissnbu.emnuvens.com.br/anais/article/view/283/281 http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21812 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | BU - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_eve_nabezerra.pdf | 383,38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.