Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21797
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Viana Júnior, Gerardo Silveira | - |
dc.contributor.author | Silva, Antonia Ladyjane Duarte da | - |
dc.date.accessioned | 2017-01-25T16:39:40Z | - |
dc.date.available | 2017-01-25T16:39:40Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | Silva, A. L. D.; Viana Júnior, G. S. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21797 | - |
dc.description | SILVA, Antonia Ladyjane Duarte da. As mídias e as tecnologias digitais no ensino de arte. 2016. 72f. - Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Artes (PROFARTES), Fortaleza (CE), 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work is the result of a pedagogical proposal based on John Dewey Project Education (1961). The objective of this research sought to discuss the proposal to insert media and digital technologies in art classes with a class of students, the 9th grade of elementary school, a state school in Rio Grande do Norte state which sought to promote autonomy, creativity and student interaction with the art education through the development of research, construction and presentation of proposed work, through a project, taking into account the local context of all involved. It also adopted proposals for Moran (2005) and Kensky (2007), which propose the integration mediated by Professor of Information and Communication Technologies (ICT) in the school environment. The methodology used was given from the experiences reported, the data brought this proposal, practical activities, photographs, questionnaires, among other teaching resources. It was concluded that through the Project Education and ICT students can live and learn in a more dynamic way with regard to Art Education, expanding its interest in and knowledge about the studied and experienced content sharing them in person or virtually in society to which it belongs. Thus, this pedagogical proposal becomes relevant as it brings more possibility to art teachers to work with the program content of the school curriculum in the classroom. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia educacional | pt_BR |
dc.subject | Ensino fundamental – Ensino de Arte | pt_BR |
dc.subject | Arte – Recursos didáticos | pt_BR |
dc.subject | TIC | pt_BR |
dc.subject | Project Education, TIC, Primary Education | pt_BR |
dc.title | As mídias e as tecnologias digitais no ensino de arte | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho é resultado de uma Proposta Pedagógica baseada na Pedagogia de Projetos de John Dewey (1961). Como objetivo dessa pesquisa buscou-se discutir a proposta de inserir mídias e tecnologias digitais nas aulas de Arte com uma turma de alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual no estado do Rio Grande do Norte onde buscou promover a autonomia, a criatividade e a interação do aluno com o ensino de Arte através de desenvolvimento atividades de pesquisa, de construção e apresentação de trabalhos propostos, através de um projeto, levando em consideração o contexto local de todos os envolvidos. Também adotou as propostas de Moran (2005) e Kensky (2007), que propõem a integração mediada pelo professor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar. A metodologia utilizada se deu a partir das experiências relatadas, dos dados trazidos nessa Proposta, atividades práticas, fotografias, questionário, dentre outros recursos pedagógicos. Concluiu-se que através da Pedagogia de Projetos e das TICS o aluno poderá vivenciar e aprender de uma forma mais dinâmica no que se refere ao Ensino de Arte, ampliando seu interesse e conhecimento sobre o conteúdo estudado e vivenciado, compartilhando-os presencialmente ou virtualmente na sociedade ao qual está inserido. Assim, essa proposta pedagógica torna-se relevante já que traz mais uma possibilidade aos professores de Arte de se trabalhar com o conteúdo programático do currículo escolar, em sala de aula. | pt_BR |
dc.title.en | How digital media and technologies do not teach art | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_dis_aldsilva.pdf | 1,56 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.