Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21797
Type: Dissertação
Title: As mídias e as tecnologias digitais no ensino de arte
Title in English: How digital media and technologies do not teach art
Authors: Silva, Antonia Ladyjane Duarte da
Advisor: Viana Júnior, Gerardo Silveira
Keywords: Tecnologia educacional;Ensino fundamental – Ensino de Arte;Arte – Recursos didáticos;TIC;Project Education, TIC, Primary Education
Issue Date: 2016
Citation: Silva, A. L. D.; Viana Júnior, G. S. (2016)
Abstract in Brazilian Portuguese: Este trabalho é resultado de uma Proposta Pedagógica baseada na Pedagogia de Projetos de John Dewey (1961). Como objetivo dessa pesquisa buscou-se discutir a proposta de inserir mídias e tecnologias digitais nas aulas de Arte com uma turma de alunos, do 9º ano do Ensino Fundamental, de uma escola estadual no estado do Rio Grande do Norte onde buscou promover a autonomia, a criatividade e a interação do aluno com o ensino de Arte através de desenvolvimento atividades de pesquisa, de construção e apresentação de trabalhos propostos, através de um projeto, levando em consideração o contexto local de todos os envolvidos. Também adotou as propostas de Moran (2005) e Kensky (2007), que propõem a integração mediada pelo professor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ambiente escolar. A metodologia utilizada se deu a partir das experiências relatadas, dos dados trazidos nessa Proposta, atividades práticas, fotografias, questionário, dentre outros recursos pedagógicos. Concluiu-se que através da Pedagogia de Projetos e das TICS o aluno poderá vivenciar e aprender de uma forma mais dinâmica no que se refere ao Ensino de Arte, ampliando seu interesse e conhecimento sobre o conteúdo estudado e vivenciado, compartilhando-os presencialmente ou virtualmente na sociedade ao qual está inserido. Assim, essa proposta pedagógica torna-se relevante já que traz mais uma possibilidade aos professores de Arte de se trabalhar com o conteúdo programático do currículo escolar, em sala de aula.
Abstract: This work is the result of a pedagogical proposal based on John Dewey Project Education (1961). The objective of this research sought to discuss the proposal to insert media and digital technologies in art classes with a class of students, the 9th grade of elementary school, a state school in Rio Grande do Norte state which sought to promote autonomy, creativity and student interaction with the art education through the development of research, construction and presentation of proposed work, through a project, taking into account the local context of all involved. It also adopted proposals for Moran (2005) and Kensky (2007), which propose the integration mediated by Professor of Information and Communication Technologies (ICT) in the school environment. The methodology used was given from the experiences reported, the data brought this proposal, practical activities, photographs, questionnaires, among other teaching resources. It was concluded that through the Project Education and ICT students can live and learn in a more dynamic way with regard to Art Education, expanding its interest in and knowledge about the studied and experienced content sharing them in person or virtually in society to which it belongs. Thus, this pedagogical proposal becomes relevant as it brings more possibility to art teachers to work with the program content of the school curriculum in the classroom.
Description: SILVA, Antonia Ladyjane Duarte da. As mídias e as tecnologias digitais no ensino de arte. 2016. 72f. - Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-Graduação em Artes (PROFARTES), Fortaleza (CE), 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21797
Appears in Collections:PROFARTES - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_dis_aldsilva.pdf1,56 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.