Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21671
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aprendendo pela pesquisa e pelo ensino: o PIBID no processo formativo das licenciaturas em Ciências Sociais
Autor(es): Gonçalves, Danyelle Nilin
Lima Filho, Irapuan Peixoto
Palavras-chave: Pibid;Licenciatura;Pesquisa
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: Revista Brasileira de Sociologia
Citação: GONÇALVES, Danyelle Nilin; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Aprendendo pela pesquisa e pelo ensino: o PIBID no processo formativo das licenciaturas em Ciências Sociais. Revista Brasileira de Sociologia, Espírito Santo, v. 2, n. 3, p. 79-100, jan./jun. 2014.
Resumo: O artigo discute a inserção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no panorama das Licenciaturas em Ciências Sociais e suas implicações na formação de futuros docentes da Educação Básica. Tomando como base a experiência do Pibid Sociologia da Universidade Federal do Ceará, é realizada uma reflexão sobre os impactos que o Programa causa, sobretudo, na relação entre a atuação dos bolsistas e a produção científica advindas dessas experiências. Atenta, no entanto, para a necessidade da discussão ainda incipiente sobre as culturas juvenis, as quais ajudam a entender a vida social da escola para além das análises que se restringem a pensá-la como instituição social alvo de políticas públicas educacionais. Programas como esse podem auxiliar essa compreensão e servir de instrumento de pesquisa, possibilitando conquistas para a Graduação e Pós-Graduação de Sociologia.
Abstract: The article discusses the insertion of the Scholarship Program Initiation to Teaching (Pibid) in the panorama of Undergraduate of Social Science and its implications for the training of future teachers of Basic Education. Based on the experience of Sociology’s Pibid at the Federal University of Ceará, a reflection on the impact of the program, it is held primarily in the relationship between the work of scholars and scientific output resulting from these experiences. Careful, however, to the need of incipient discussion of young cultures. These helps to understand the social life of the school beyond the analyzes who are restricted to think of it as a social institution targeted by educational policies. Programs like that can help that understanding and serve as a research tool, enabling achievements for Graduate and Posgraduate in Sociology.
Résumé: L’article traite de l’insertion du Programme Insitutionnel de Bourse d’Introduction à l’enseignement (Pibid) dans le panorama des diplômes en sciences sociales et ses conséquences dans la formation des futurs enseignants de l’éducation de base. Prenant comme principe l’expérience du Pibid pour la sociologie de l’Université fédérale du Ceará, une réflexion est faite sur les impacts que le programme engendre principalement dans la relation entre la performance des détenteurs de bourse et la production scientifique résultant de ces expériences. Cependant, attention à la nécessité de la discussion sur les cultures de la jeunesse, qui reste encore faible, celles-là mêmes qui aident à comprendre la vie sociale de l’école au-delà des analyses qui ne se bornent qu’à penser à l’école comme n’étant qu’une institution sociale cible des politiques publiques d’éducation. Des Programmes de ce genre peuvent aider à cette compréhension et servir d’outil de recherche, permettant d’atteindre le premier et deuxième cycle en sociologie.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21671
ISSN: 2317-8507
2318-0544
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_art_dngonçalves.pdf860,64 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.