Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21671
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Aprendendo pela pesquisa e pelo ensino: o PIBID no processo formativo das licenciaturas em Ciências Sociais |
Autor : | Gonçalves, Danyelle Nilin Lima Filho, Irapuan Peixoto |
Palabras clave : | Pibid;Licenciatura;Pesquisa |
Fecha de publicación : | 2014 |
Editorial : | Revista Brasileira de Sociologia |
Citación : | GONÇALVES, Danyelle Nilin; LIMA FILHO, Irapuan Peixoto. Aprendendo pela pesquisa e pelo ensino: o PIBID no processo formativo das licenciaturas em Ciências Sociais. Revista Brasileira de Sociologia, Espírito Santo, v. 2, n. 3, p. 79-100, jan./jun. 2014. |
Resumen en portugués brasileño: | O artigo discute a inserção do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) no panorama das Licenciaturas em Ciências Sociais e suas implicações na formação de futuros docentes da Educação Básica. Tomando como base a experiência do Pibid Sociologia da Universidade Federal do Ceará, é realizada uma reflexão sobre os impactos que o Programa causa, sobretudo, na relação entre a atuação dos bolsistas e a produção científica advindas dessas experiências. Atenta, no entanto, para a necessidade da discussão ainda incipiente sobre as culturas juvenis, as quais ajudam a entender a vida social da escola para além das análises que se restringem a pensá-la como instituição social alvo de políticas públicas educacionais. Programas como esse podem auxiliar essa compreensão e servir de instrumento de pesquisa, possibilitando conquistas para a Graduação e Pós-Graduação de Sociologia. |
Abstract: | The article discusses the insertion of the Scholarship Program Initiation to Teaching (Pibid) in the panorama of Undergraduate of Social Science and its implications for the training of future teachers of Basic Education. Based on the experience of Sociology’s Pibid at the Federal University of Ceará, a reflection on the impact of the program, it is held primarily in the relationship between the work of scholars and scientific output resulting from these experiences. Careful, however, to the need of incipient discussion of young cultures. These helps to understand the social life of the school beyond the analyzes who are restricted to think of it as a social institution targeted by educational policies. Programs like that can help that understanding and serve as a research tool, enabling achievements for Graduate and Posgraduate in Sociology. |
Resumen en francés: | L’article traite de l’insertion du Programme Insitutionnel de Bourse d’Introduction à l’enseignement (Pibid) dans le panorama des diplômes en sciences sociales et ses conséquences dans la formation des futurs enseignants de l’éducation de base. Prenant comme principe l’expérience du Pibid pour la sociologie de l’Université fédérale du Ceará, une réflexion est faite sur les impacts que le programme engendre principalement dans la relation entre la performance des détenteurs de bourse et la production scientifique résultant de ces expériences. Cependant, attention à la nécessité de la discussion sur les cultures de la jeunesse, qui reste encore faible, celles-là mêmes qui aident à comprendre la vie sociale de l’école au-delà des analyses qui ne se bornent qu’à penser à l’école comme n’étant qu’une institution sociale cible des politiques publiques d’éducation. Des Programmes de ce genre peuvent aider à cette compréhension et servir d’outil de recherche, permettant d’atteindre le premier et deuxième cycle en sociologie. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21671 |
ISSN : | 2317-8507 2318-0544 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014_art_dngonçalves.pdf | 860,64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.