Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21470
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAndrade, Francisco Ari de-
dc.contributor.authorNogueira Filho, Ciro-
dc.date.accessioned2017-01-06T12:14:29Z-
dc.date.available2017-01-06T12:14:29Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationNogueira Filho, C.; Andrade, F. A. (2016)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21470-
dc.descriptionNogueira Filho, Ciro. A Coluna Olimpíada de Matemática do Jornal O Povo (1987-1996): entre documentos e narrativas. 2016. 207f . Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.description.abstractThis paper addresses a discussion regarding the underlying educational measure from the Mathematics Olympiad Newspaper Column, published weekly in the O Povo Newspaper from the City of Fortaleza, from 1987 to 1996, during Brazilian society’s new political phase highlighted in Brazil’s history as the New Republic. The authors are professors Guilherme Lincoln Aguiar Ellery, João Marques Pereira, Marcondes Cavalcante França and Raimundo Thompson Gonçalves (in memoriam), all from the Mathematics Department of the Federal University of Ceará. This theme is part of a broad area of research into the history and memory of different school disciplines, especially for secondary school level Mathematics. The general goal of this research is to trace a comprehensive historical narrative of the Mathematical Olympiad Column, identifying the newspaper column as an educational measure to disseminate and preserve knowledge, highlighting its key role in the pedagogical context of primary and secondary school levels at the time. As a secondary goal, the analysis of how the newspaper column was capable of presenting to society, in a continuous, uninterrupted and long lasting manner, a holistic and interdisciplinary vision of the study and teaching of Mathematics as a school subject. In this sense, this paper seeks to understand the trajectory of the newspaper column by means of a critical outlook regarding the way the column systematized mathematical knowledge, from a republican perspective. The central idea is to deepen our understanding of how the authors were able to approach the pedagogical context of teaching Mathematics at the secondary school level, through an analytical description of the content and discovery, stemming from the authors` perception as well as clues that may shed some light regarding its genesis, continuity, uninterrupted nature and longevitypt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEnsino de 1º e 2º graus - Matemática – Históriapt_BR
dc.subjectCompetições Escolares - Ensino de matemática – Históriapt_BR
dc.subjectMatemática (Ensino Médio) - Cearápt_BR
dc.subjectMathematical Olympiadpt_BR
dc.subjectMathematics in Cearápt_BR
dc.titleA Coluna Olimpíada de Matemática do Jornal O Povo (1987-1996): entre documentos e narrativaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa aborda discussões sobre a ação educacional subjacente a Coluna Olimpíada de Matemática publicada, semanalmente, no Jornal O Povo, na cidade de Fortaleza, no interstício entre 1987 e 1996, na nova fase política da sociedade brasileira, destacado pela história como Nova República. Seus autores são os professores Guilherme Lincoln Aguiar Ellery, João Marques Pereira, Marcondes Cavalcante França e Raimundo Thompson Gonçalves (in memorian), todos do Departamento de Matemática, da Universidade Federal do Ceará. Este tema insere-se na extensa área de pesquisa da história e memória das disciplinas escolares, com destaque para a Matemática no nível do Ensino Médio. O objetivo geral da pesquisa constituiu-se em elaborar uma narrativa histórica compreensiva da Coluna Olimpíada de Matemática, identificando-a como uma ação educacional de divulgação e preservação do saber, destacando sua forma de inserção no contexto pedagógico do ensino de 1º e 2º graus de sua época, hoje Ensino Fundamental e Médio, e analisando como de forma contínua, ininterrupta e longeva, esta conseguiu apresentar à comunidade uma visão holística e interdisciplinar do estudo e ensino da Matemática, como disciplina escolar. Neste sentido, buscou-se uma compreensão da trajetória daquela coluna publicada no citado jornal por via de um olhar crítico sobre a sistematização do conhecimento matemático por ela divulgado, em uma perspectiva republicana, sobre como se chegou ao contexto pedagógico do ensino da Matemática no nível secundário, no qual esteve inserida, de uma descrição analítica de seu conteúdo, e da descoberta, a partir da captação de uma percepção de seus autores, de indícios que possam esclarecer sua gênese, continuidade, ininterruptabilidade e longevidade.pt_BR
dc.title.enThe Olympiad Column of Mathematics of the newspaper O Povo (1987-1996): between documents and narrativespt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tese_cnogueirafilho.pdf965,07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.