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Tipo: Dissertação
Título: Gestão sócio-ambiental de empresas de carcinicultura do litoral oeste do estado do Ceará
Autor(es): Costa, Norma Beatriz Camacho
Orientador: Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de
Palavras-chave: Gestão ambiental;Carcinicultura - Impactos ambientais;Desenvolvimento sustentável;Agronegócio
Data do documento: 2006
Citação: COSTA, Norma Beatriz Camacho. Gestão sócio-ambiental de empresas de carcinicultura do litoral oeste do estado do Ceará. 2006. 120 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2006.
Resumo: A atividade camaronera no Brasil teve início na década de setenta e adquiriu caráter empresarial ao final da década de oitenta, passando a consolidar-se como uma das mais promissoras atividades no setor do agronegócio. Este estudo tem por objetivo analisar a gestão sócio - ambiental de empresas de carcinicultura do litoral oeste do Estado do Ceará. Trata-se de um estudo exploratório, descritivo com abordagem qualitativa, desenvolvido em oito empresas do setor. A coleta de dados foi realizada a partir de um formulário contendo questões abertas e fechadas que versavam sobre a estrutura do mercado, conduta e performance econômica, social e ambiental. Os resultados do estudo demonstram fragilidade na gestão ambiental das empresas pesquisadas. Pode-se constatar através dos resultados analisados que a maioria das empresas pesquisadas não se encontra preparada para enfrentar as pressões do mercado, necessitando revisão em sua gestão para adequarem-se às exigências sócio-ambientais vigentes no mercado.
Abstract: Shrimp Farming began in Brazil in the 1970s and acquired business characteristics by the end of the 1980s consolidated itselft as a proissory activity in the agribusiness sector. This research aims to analyze the social-environmental management this Shrimp Farming in the west coast of the state of Ceará. This is an exploratory and descriptive study with a qualitative approach developed at eight companies in the sector. The data colletions was carried out by a survey that contains open-ended and multiple choice questions that dealt with the structure of the market and the economic environmental, social results show the weakneses of environmental management of the scrutinized companies. It is possible to realize through the results that the examined companies are not prepared to face the market pressures. Therefore, they need to rethink their management to adequately correspond to the current socialenvironmental demands of the market.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21430
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