Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21337
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Evo Morales, o conflito do TIPNIS e as dificuldades de articular uma nação
Autor : Cunha Filho, Clayton Mendonça
Palabras clave : Evo Morales;O conflito do TIPNIS;As dificuldades de articular uma nação
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Boletim OPSA
Citación : Cunha Filho, C. M. (2011)
Resumen en portugués brasileño: A repressão policial aos indígenas acampados em Yucumo no último dia 25 de setembro, apesar de não ter sido particularmente violenta se comparada à história recente do país1, chamou a atenção mundial por colocar um “governo indígena” e tido por defensor da Mãe Terra em confronto com índios em protesto contra a construção de uma estrada em um parque nacional. O conflito gira em torno da construção da estrada que ligará o município de Villa Tunari, em Cochabamba, a San Ignacio de Moxos, no Beni, e cujo projeto prevê atravessar o Território Indígena e Parque Nacional IsiboroSécure (TIPNIS), primeiro Território Comunitário de Origem demarcado no país após a histórica marcha dos indígenas do Oriente boliviano a La Paz em 1990. A área em questão é extremamente rica em biodiversidade e se encontra em zona de fronteira agrícola, com constante pressão de camponeses da área fronteiriça e ocupação ilegal de terras no TIPNIS por parte de colonos, o que os indígenas da região temem que possa ser facilitada e se intensifique com a construção da estrada.
Descripción : CUNHA FILHO, Clayton Mendonça. Evo Morales, o conflito do TIPNIS e as dificuldades de articular uma nação. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, n. 3, p. 4-8, jul./set. 2011.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21337
ISSN : 1809-8827
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_art_ecmcunhafilho.pdf122,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.