Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21337
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Evo Morales, o conflito do TIPNIS e as dificuldades de articular uma nação
Autor(es): Cunha Filho, Clayton Mendonça
Palavras-chave: Evo Morales;O conflito do TIPNIS;As dificuldades de articular uma nação
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Boletim OPSA
Citação: Cunha Filho, C. M. (2011)
Resumo: A repressão policial aos indígenas acampados em Yucumo no último dia 25 de setembro, apesar de não ter sido particularmente violenta se comparada à história recente do país1, chamou a atenção mundial por colocar um “governo indígena” e tido por defensor da Mãe Terra em confronto com índios em protesto contra a construção de uma estrada em um parque nacional. O conflito gira em torno da construção da estrada que ligará o município de Villa Tunari, em Cochabamba, a San Ignacio de Moxos, no Beni, e cujo projeto prevê atravessar o Território Indígena e Parque Nacional IsiboroSécure (TIPNIS), primeiro Território Comunitário de Origem demarcado no país após a histórica marcha dos indígenas do Oriente boliviano a La Paz em 1990. A área em questão é extremamente rica em biodiversidade e se encontra em zona de fronteira agrícola, com constante pressão de camponeses da área fronteiriça e ocupação ilegal de terras no TIPNIS por parte de colonos, o que os indígenas da região temem que possa ser facilitada e se intensifique com a construção da estrada.
Descrição: CUNHA FILHO, Clayton Mendonça. Evo Morales, o conflito do TIPNIS e as dificuldades de articular uma nação. Boletim OPSA, Rio de Janeiro, n. 3, p. 4-8, jul./set. 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21337
ISSN: 1809-8827
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DCSO - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_ecmcunhafilho.pdf122,04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.