Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21268
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Uillians Eduardo-
dc.contributor.authorCastilho, Vanessa Maria Redígolo-
dc.date.accessioned2016-12-13T12:34:21Z-
dc.date.available2016-12-13T12:34:21Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSANTOS, Uillians Eduardo; CASTILHO, Vanessa Maria Redígolo. Avaliação da aprendizagem em cursos de licenciaturas: o que dizem os alunos formados. Revista Educação em Debate, Fortaleza, anos 35-38, v. 38, n.os 66-71, p. 57-69, jul./dez. 2013; jan./jun., jul./dez. 2014; jan./jun., jul./dez. 2015; jan./jun. 2016.pt_BR
dc.identifier.issn2526-0847 (online)-
dc.identifier.issn0102-1117 (impresso)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21268-
dc.description.abstractThe subject regarding the assessment of learning is in ongoing debates among experts, educators, trainers and researchers in the field with the most varied distinctions. This paper focuses on the assessment of teaching and learning in higher education, especially concerning undergraduate academic degree courses. A research of qualitative approach was accomplished and the instruments used for data collection were unstructured questionnaires. A bibliographic and documentary research was also achieved. We had the purpose of identifying the profile of the subjects, and afterwards their perceptions of assessment of learning, as well as the instruments used for this assessment during the period of their graduation, and their opinion about using the same methods with their students nowadays. The results revealed that the subjects presented an advanced conception of assessment of learning (diagnostic, formative and procedural) but mostly they were submitted to a traditional type of assessment of learning and curiously many of them said they would use the same method to evaluate their students. In conclusion, we make suggestions for further research to identify how these new teachers will evaluate their students and recognize their conceptions about assessment of learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Educação em Debatept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAvaliação da aprendizagempt_BR
dc.subjectInstrumentos avaliativospt_BR
dc.subjectCursos de licenciaturapt_BR
dc.titleAvaliação da aprendizagem em cursos de licenciaturas: o que dizem os alunos formadospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA temática referente à avaliação da aprendizagem está presente em debates constantes entre especialistas, educadores, formadores e pesquisadores da área. Suas vertentes são as mais variadas. Este trabalho foca a avaliação do processo de ensino e aprendizagem no ensino superior, em especial, nos cursos de licenciaturas. Por meio de pesquisa, numa abordagem qualitativa, os instrumentos usados para coleta de dados foram questionários com questões abertas. Fizemos uso também da pesquisa bibliográfica e documental. Tivemos o objetivo de identificar o perfil dos sujeitos e, posteriormente, as suas percepções de avaliação, bem como os instrumentos avaliativos aos quais foram submetidos durante a graduação e se eles utilizariam os mesmos métodos com seus alunos. Fizemos uso, igualmente, da pesquisa bibliográfica e documental. No decorrer da pesquisa, observou-se que os sujeitos apresentaram percepções de avaliação progressista (diagnóstica, formativa e processual), mas, em sua maioria, eles foram submetidos a processos avaliativos muito tradicionais, e, curiosamente, muitos deles responderam que usariam o mesmo método para avaliar seus estudantes. Conclui-se, neste enfoque, que há a necessidade de novas pesquisas para identificar os processos avaliativos desses novos professores e suas concepções sobre avaliação da aprendizagem.pt_BR
dc.title.enAssessment of learning in undergraduate academic degree courses: what graduated students saypt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_art_uesantos.pdf278,13 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.