Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21240
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Formação em Psicologia e a apropriação do enfoque da atenção primária à saúde em Fortaleza, Ceará |
Título en inglés: | Training in Psychology and the appropriation of the focus on primary health care in Frotaleza, Ceará |
Autor : | Azevedo, Lidiany Alexandre Tatmatsu, Daniely Ildegardes Brito Ribeiro, Pedro Henrique Rocha |
Palabras clave : | Formação;Psicologia;Atenção primária;Training;Psychology;Primary care |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | Revista Trabalho, Educação e Sáude |
Citación : | AZEVEDO, Lidiany Alexandre; TATMATSU, Daniely Ildegardes Brito; RIBEIRO, Pedro Henrique Rocha. Formação em Psicologia e a apropriação do enfoque da atenção primária à saúde em Fortaleza, Ceará. Revista Trabalho, Educação e Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 2, p. 241-264, jul./out. 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | As mudanças econômicas e sociais ocorridas no Brasil na década de 1980 e a garantia de políticas públicas pela ‘Constituição Cidadã’ ocasionam o início de uma transformação no campo psi: a inviabilidade do modelo de profissional autônomo e a abertura de novos campos de atuação. Dentre estes, a Saúde Coletiva, em seus três níveis de atenção, é a que mais tem possibilitado essas novas formas de inserção. No entanto, o processo de interlocução dos psicólogos com esse campo do saber vem sendo problemático e remete a uma formação que ainda não tem fornecido a preparação necessária para a atuação em consonância com o Sistema Único de Saúde (SUS). Este trabalho teve como objetivo analisara proposta de formação, para a atuação na atenção primária, prevista pelos cursos de graduação em psicologia de Fortaleza, Ceará, por meio dos seus projetos político-pedagógicos. Para isso usou-se uma abordagem qualitativa, tendo com o estratégia metodológica a análise documental. Constatou-se que a formação do psicólogo,apesar das novas diretrizes curriculares, ainda é pautada por uma proposta clínica tradicional, com ensino centrado no modelo intervencionista de saúde. Conclui-se apontando a necessidade de mudanças que ampliem e requalifiquem a formação em psicologia para atuação em Atenção Primária à Saúde. |
Abstract: | The socioeconomic changes that took place in Brazil in the 1980s and the guarantee of public policies by the ‘citizen constitution’ sparkeda transformation in the psi field: the impracticability of the self-employed worker model and the opening of new fields of performance. Among these, PublicHealth, on its three levels of care, is what has enabled these new forms of integration the most. However, the psychologists' process of dialogue with this field of knowledge has been problematic, a fact that has lead to a type of training that has not provided the necessary readiness for them to work in line with SUS.This article aims to analyze the proposal of training professionals to work in primary care as foreseen under the under graduate programs in psychology in Fortaleza by means of its political and educational projects. To achieve this, the authors used a qualitative approach and document analysis as their methodological strategy. It was found that, notwithstanding the new curriculum guidelines, psychologists are still trained based on a tradition al clinical proposal, with education centered on the intervention model of health. The authors conclude there is a need for changes designed to expand and requalify the training in psychology to work in primary health care. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21240 |
ISSN : | 1981-7746 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_dibtatmatsu.pdf | 271,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.