Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21220
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Plantão psicológico: ampliando possibilidades de escuta |
Título em inglês: | Psychological care service: widening listening possibilities |
Autor(es): | Dantas, Jurema Barros Dutra, Adryssa Bringel Alves, Aline Cajado Benigno, Gabriela Gomes Freitas Brito, Liliana de Sousa Barreto, Renata Eudócia Melo |
Palavras-chave: | Plantão psicológico;Sofrimento;Acolhimento;Saúde |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Psicologia da UFC |
Citação: | DANTAS, Jurema Barros; DUTRA, Adryssa Bringel; ALVES, Aline Cajado; BENIGNO, Gabriela Gomes Freitas; BRITO, Liliana de Sousa; BARRETO, Renata Eudócia Melo. Plantão psicológico: ampliando possibilidades de escuta. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 232-241, jan./jun. 2016. |
Resumo: | O Plantão Psicológico, enquanto uma modalidade clínica contemporânea que se caracteriza por realizar atendimentos psicoterapêuticos de caráter emergencial destinados à comunidade que a ele recorre espontaneamente, sem a necessidade de agendamento prévio, foi reimplantado em meados de 2015 na Clínica Escola da UFC. Servindo como espaço de acolhimento e de informação e auxiliando as pessoas a terem uma maior autonomia emocional, o Plantão Psicológico vem sendo realizado por estagiários e extensionistas, desenvolvendo e consolidando a partir da sedimentação desta modalidade clínica, o caráter necessariamente transdisciplinar da Clínica Escola. O projeto de extensão do Plantão Psicológico prioriza a qualificação da formação dos discentes do curso de Psicologia com a vivência de diferentes experiências frente às demandas variadas; o fortalecimento de parcerias com instituições de saúde do Estado e, sobretudo, a otimização da fila de espera da Clínica Escola, promovendo atendimento imediato e de qualidade. Acredita-se que o Plantão consolida o ensino, a pesquisa e a extensão no âmbito da universidade, estabelecendo diálogo e intervenção efetiva junto à comunidade em geral. Trata-se do processo de ampliação das possibilidades de escuta clínica que, gradativamente, vem tornando o Plantão Psicológico da Clínica Escola da UFC uma referência no Estado do Ceará. |
Abstract: | The Psychological Care Service, while a contemporary clinical modality that is characterized by performing psychotherapeutic calls of an emergency nature for the community that uses it spontaneously, without the need to schedule in advance, was redeployed in mid 2015 at the Clinical School of UFC. Serving as host space and information and helping people to have greater emotional autonomy, psychological Plantão being done by trainees and extension, developing and consolidating from the consolidation of this clinical modality, necessarily transdisciplinary nature of the Clinical School. The Psychological Care Service extension project prioritizes qualification training of students of the Psychology course with the experience of different experiences with the different demands; strengthening partnerships with health institutions of the state and, above all, the optimization of the queue of Clinical School, providing immediate service and quality. It is believed that the Psychological Care Service consolidates teaching, research and extension within the university, establishing dialogue and effective intervention by the community at large. This is the process of enlarging clinical listening possibilities that gradually is making the Psychological Clinic Duty UFC School a reference in the State of Ceará. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21220 |
ISSN: | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_jbdantas.pdf | 322,26 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.