Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21208
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Pesquisando com professores: a centralidade do diário de campo e da restituição em uma pesquisa-intervenção |
Título em inglês: | Researching with teachers: the field diary and restitution’s importance in the intervention research |
Autor(es): | Ribeiro, Diana Montenegro Miranda, Luciana Lobo Feitosa, Gabrielle Lima Cardoso, Nirvana Frances Soares Oliveira, Priscila Sanches Nery Oliveira, Taciana Cordeiro Dantas de |
Palavras-chave: | Escola;Mídia;Pesquisa-intervenção;Diário de campo;Restituição |
Data do documento: | 2016 |
Instituição/Editor/Publicador: | Revista de Psicologia da UFC |
Citação: | RIBEIRO, Diana Montenegro; MIRANDA, Luciana Lobo; FEITOSA, Gabrielle Lima; CARDOSO, Nirvana Frances Soares; OLIVEIRA, Priscila Sanches Nery; OLIVEIRA, Taciana Cordeiro Dantas de. Pesquisando com professores: a centralidade do diário de campo e da restituição em uma pesquisa-intervenção. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 81-93, jan./jun. 2016. |
Resumo: | A pesquisa “Pesquisando com Professores: a relação mídia e cotidiano escolar” analisou com 25 professores de uma escola pública estadual de Fortaleza a relação entre mídia e cotidiano escolar. Como dispositivo de pesquisa foi criado o curso de extensão “Diálogos Escolares: Mídia e Cotidiano Escolar”. Com base em Michel Foucault (1987) acerca do poder disciplinar presente na educação escolar e em Gilles Deleuze (1990) sobre as novas formas de controle em que participam a mídia, a pesquisa discute, em última instância, a função social da escola na contemporaneidade, problematizando a mídia como vetor de subjetivação no cotidiano escolar e no fazer pedagógico. No presente artigo colocamos em análise a metodologia da pesquisa, dando ênfase à centralidade do “diário de campo” e da “restituição”. Trabalharemos também o conceito de pesquisa-intervenção e sua implicação prática como estratégia da pesquisa com a escola. Discutiremos o uso do diário de campo como uma ferramenta facilitadora de vínculo e de construção de dados necessário para ressignificação da mesma. Destacaremos a restituição como o momento necessário para criarmos um campo de análise coletiva. Por fi m, apresentaremos a importância dessas ferramentas para todo o processo de construção da nossa pesquisa. |
Abstract: | The search “Searching with teachers: media relations and school routine” has analyzed with 25 teachers from a public school in Fortaleza, the relationship between media and school routine. As a research device was created the extension course “School Dialogues: Media and School Daily Life”. Based on Michel Foucault (1987) on the disciplinary power present in school education and Gilles Deleuze (1990) on new ways to control the media involved, the research argues, ultimately, the school’s social function in contemporary, questioning the media as subjectivity vector in everyday school life and pedagogical work. In this paper we put in question the research methodology, emphasizing the centrality of the diary and restitution. We will also work the concept of intervention research and its practical implication as research strategy with the school. We will discuss the use of the diary as a facilitating tool bond and construction data needed to reframe the same. We highlight restitution as the necessary time to create a collective analysis field. Finally, we will present the importance of these tools for the entire process of building our research. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21208 |
ISSN: | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_dmribeiro.pdf | 442,35 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.