Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21205
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O desenvolvimento de uma escala de transição e adaptação acadêmica |
Título en inglés: | The development of the scale of transition and academic adaptation |
Autor : | Pinho, Ana Paula Moreno Tupinambá, Antonio Caubi Ribeiro Bastos, Antônio Virgílio Bittencourt |
Palabras clave : | Transição acadêmica;Ensino médio;Mudanças comportamentais;Fatores de evasão acadêmica |
Fecha de publicación : | 2016 |
Editorial : | Revista de Psicologia da UFC |
Citación : | PINHO, Ana Paula Moreno; TUPINAMBÁ, Antonio Caubi Ribeiro; BASTOS, Antônio Virgílio Bittencourt. O desenvolvimento de uma escala de transição e adaptação acadêmica. Revista de Psicologia, Fortaleza, v. 7, n. 1, p. 51-64, jan./jun. 2016. |
Resumen en portugués brasileño: | A experiência vivida por jovens calouros em universidades é composta por várias facetas. Durante o primeiro ano da universidade, o estudante passa por um processo de adaptação acadêmica marcada por mudanças. Esse período, sendo multidimensional e complexo, necessita ser investigado, principalmente no contexto brasileiro, em que muitas alterações ocorreram no ingresso ao ensino superior e poucos estudos foram desenvolvidos para avaliar as dificuldades de adaptação desses novos estudantes. O objetivo deste estudo foi desenvolver um instrumento que avalie a experiência de transição acadêmica enfrentada por jovens calouros. Participaram da pesquisa 275 estudantes de graduação de duas universidades públicas federais. O instrumento utilizado inspirou-se no Questionário de Experiências de Transição Acadêmica – QETA – introduzido por Stocker e Faria (2008), em Portugal. As análises utilizaram o SPSS –StatisticalPackage for the Social Sciences e princípios da análise fatorial: técnicas de extração de componentes principais e rotação Oblimin direct, com o teste de confiabilidade, Alpha de Cronbach. A escala foi definida em cinco dimensões. Os resultados confirmam a pertinência de algumas dimensões, como pares e professores e traz evidências da importância do ensino médio para o estudo sobre a transição e adaptação acadêmica no contexto universitário. |
Abstract: | The experience lived by new students in universities consists of many facets. During the first year of University, students go through a process of academic adaptation marked by change. This multidimensional and complex period needs to be investigated, especially in the Brazilian context, in which many changes have occurred in the process of the selection procedures to higher education and only few studies have been developed to assess the difficulties of adaptation of new college students. The aim of this study was to develop an instrument to evaluate the experience of academic transition faced by new students. 275 students of two public universities participated in the research. The instrument was inspired by the Academic Transition Experiences Questionnaire – QETA – introduced by Stocker and Faria (2008), in Portugal. The analysis used the SPSS – Statistical Package for the Social Sciences, and principles of factor analysis: principal components extraction techniques and direct Oblimin rotation, with the reliability test, Alpha of Cronbach. The scale was set in 5 dimensions. The results confirm the relevance of some dimensions, such as peers and teachers, and bring evidence of the importance of secondary education for the study on the transition and adaptation in the academic context. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21205 |
ISSN : | 2179-1740 (online) 0102-1222 (impresso) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2016_art_apmpinho.pdf | 502,01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.