Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21200
Type: | Artigo de Periódico |
Title: | Culturas urbanas e sociabilidades juvenis contemporâneas: um (breve) roteiro teórico |
Authors: | Tavares, Paula Maria Guerra Quintela, Pedro |
Keywords: | Culturas juvenis;Cultura popular;Revolução musical;Música americana |
Issue Date: | 2016 |
Publisher: | Revista de Ciências Sociais da UFC |
Citation: | Tavares, P. M. G.; Quintela, P. (2016) |
Abstract in Brazilian Portuguese: | As culturas juvenis emergentes no contexto do pós-guerra foram fundamentais para um reequacionamento da cultura popular, abrindo novos trilhos de reflexão e investigação que se vieram a revelar cruciais nas décadas seguintes (PAIS, 2003, 2004; GUERRA, 2010, 2013; BENNETT, 2004a, 2013; BENNETT e PETERSON, 2004). Neste artigo, propomo-nos traçar um breve itinerário concetual acerca do modo como, a partir das ciências sociais em geral e do campo sociologia em particular, foram sendo equacionadas as (sub)culturas juvenis contemporâneas, assinalando não só alguns dos contributos teóricos mais relevantes, mas não deixando também de refletir e considerar os principais limites, dilemas e desafios teórico-empíricos que hoje se colocam (PAIS, 1990, 2003; GUERRA, 2010; SILVA e GUERRA, 2015; FEIXA, 1999, 2014; NILAN e FEIXA, 2006) [...] |
Description: | TAVARES Paula Maria Guerra; QUINTELA, Pedro. Culturas urbanas e sociabilidades juvenis contemporâneas: um (breve) roteiro teórico. Revista de Ciências Sociais, Fortaleza, v. 47, n. 1, p. 193-217, jan./jun. 2016. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21200 |
ISSN: | 0041-8862 (impresso) 2318-4620 (online) |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DCSO - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2016_art_pguerrapquintela.pdf | 274,12 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.