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dc.contributor.authorPordeus Júnior, Ismael de Andrade-
dc.date.accessioned2016-11-28T13:21:45Z-
dc.date.available2016-11-28T13:21:45Z-
dc.date.issued2006-
dc.identifier.citationPORDEUS JÚNIOR, Ismael de Andrade. As religiões luso-afro-brasileiras em Portugal: conversão e performances. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 4, n. 8, p. 109-123, 2006.pt_BR
dc.identifier.issn1676-3033-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21168-
dc.description.abstractThis essay deals with Afro-Brazilian religions in their transplantation process related particularly to Portugal where the phenomenon is found in dose relationship with Portuguese remale migration. The text initially makes an assessment of the systematization process of the Umbanda in Brazil and its installation in Portugal, analyzing the role of Portuguese women in the effort to divulge it in the country. In a third approach, the text explores ethographic descriptions aiming at demonstrating the manifestation of overlapping rituals and performance of Umbanda and Portuguese Catholicism in order to show the bricolage process found in the creation of an imaginary religious world. After some time those religious Afro-Brazilian-Portuguese manifestations will shape themselves as part of a social environment - a diaspora religion in the process of establishing itself as a recognized institution while - inventing its own tradicion, and leading the Portuguese to the trance.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrajetos Revista de História da UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectReligiões luso-afro-brasileiraspt_BR
dc.subjectMigração feminina portuguesapt_BR
dc.subjectUmbanda no Brasilpt_BR
dc.subjectCatolicismo portuguêspt_BR
dc.subjectImaginário religiosopt_BR
dc.titleAs religiões luso-afro-brasileiras em Portugal: conversão e performancespt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrTratar da expansão das religiões afro-brasileiras em seu processo de transnacionalidade para a Europa e, mais particularmente para Portugal, onde este fenômeno se encontra intrinsecamente relacionado à migração feminina portuguesa é o objetivo deste ensaio. O texto narra primeiramente a sistematização da Umbanda no Brasil e seu processo de transnacionalidade. Analisa o papel das mulheres na instalação da Umbanda e, em seguida, procura mostrar a difusão da mesma em todo o país. Em um terceiro momento, recorre à descrição etnográfica de um ritual, com o objetivo de mostrar a manifestação de interritualidades e as performances umbandistas com as práticas do catolicismo português, mostrando assim, a bricolagem do imaginário religioso. Após um quarto de século, essas manifestações religiosas luso-afro-brasileiras passaram a fazer parte do universo social, como uma religião de diáspora, em vias de se construir no campo religioso, ao mesmo tempo em que foi inventada a sua própria tradição, conduzindo o português ao transe.pt_BR
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