Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21147
Tipo: Artigo de Evento
Título: A implantação do grupo escolar e a modernidade do ensino primário em Fortaleza, no início do século XX
Autor(es): Ponte, Luiza Mikaelly Rocha
Souza, Francisca Rosângela Alves de
Andrade, Francisco Ari de
Palavras-chave: Grupo escolar;Ensino aprendizagem;Política;Educação
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citação: PONTE, Luiza Mikaelly Rocha; SOUZA, Francisca Rosângela Alves de; ANDRADE, Francisco Ari de. A implantação do grupo escolar e a modernidade do ensino primário em Fortaleza, no início do século XX. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-13.
Resumo: Esta pesquisa busca resgatar fontes documentais sobre a experiência escolar cearense na Primeira República. A presente investigação visa descobrir o itinerário de implantação do método pedagógico intuitivo, por via da criação e da implantação do Grupo Escolar Nogueira Accioly, na cidade de Fortaleza, como escola de modelo gradual. No Estado do Ceará, em 1905, o governo publicou o Regulamento da Instrução Primária, abrindo espaço para a reorganização da escola primária cearense nos moldes dos grupos escolares da cidade de São Paulo. Em 1907, veio a publicação do Regulamento dos Grupos Escolares do Estado do Ceará. Iniciava-se, assim, uma pretensão da política de educação em substituir, gradualmente, as escolas reunidas e as escolas isoladas por grupos escolares, para atender as demandas da escola primária cearense. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi realizado um levantamento de documentos oficiais, junto ao acervo do Arquivo Público do Estado do Ceará – APEC.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21147
ISSN: 2177-7624
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_lmrpontefrasouzafaandrade.pdf501,06 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.