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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPonte, Luiza Mikaelly Rocha-
dc.contributor.authorSouza, Francisca Rosângela Alves de-
dc.contributor.authorAndrade, Francisco Ari de-
dc.date.accessioned2016-11-22T12:05:29Z-
dc.date.available2016-11-22T12:05:29Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationPONTE, Luiza Mikaelly Rocha; SOUZA, Francisca Rosângela Alves de; ANDRADE, Francisco Ari de. A implantação do grupo escolar e a modernidade do ensino primário em Fortaleza, no início do século XX. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-13.pt_BR
dc.identifier.issn2177-7624-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21147-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxospt_BR
dc.subjectGrupo escolarpt_BR
dc.subjectEnsino aprendizagempt_BR
dc.subjectPolíticapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA implantação do grupo escolar e a modernidade do ensino primário em Fortaleza, no início do século XXpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta pesquisa busca resgatar fontes documentais sobre a experiência escolar cearense na Primeira República. A presente investigação visa descobrir o itinerário de implantação do método pedagógico intuitivo, por via da criação e da implantação do Grupo Escolar Nogueira Accioly, na cidade de Fortaleza, como escola de modelo gradual. No Estado do Ceará, em 1905, o governo publicou o Regulamento da Instrução Primária, abrindo espaço para a reorganização da escola primária cearense nos moldes dos grupos escolares da cidade de São Paulo. Em 1907, veio a publicação do Regulamento dos Grupos Escolares do Estado do Ceará. Iniciava-se, assim, uma pretensão da política de educação em substituir, gradualmente, as escolas reunidas e as escolas isoladas por grupos escolares, para atender as demandas da escola primária cearense. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi realizado um levantamento de documentos oficiais, junto ao acervo do Arquivo Público do Estado do Ceará – APEC.pt_BR
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