Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21147
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ponte, Luiza Mikaelly Rocha | - |
dc.contributor.author | Souza, Francisca Rosângela Alves de | - |
dc.contributor.author | Andrade, Francisco Ari de | - |
dc.date.accessioned | 2016-11-22T12:05:29Z | - |
dc.date.available | 2016-11-22T12:05:29Z | - |
dc.date.issued | 2011 | - |
dc.identifier.citation | PONTE, Luiza Mikaelly Rocha; SOUZA, Francisca Rosângela Alves de; ANDRADE, Francisco Ari de. A implantação do grupo escolar e a modernidade do ensino primário em Fortaleza, no início do século XX. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-13. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2177-7624 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21147 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos | pt_BR |
dc.subject | Grupo escolar | pt_BR |
dc.subject | Ensino aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Política | pt_BR |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.title | A implantação do grupo escolar e a modernidade do ensino primário em Fortaleza, no início do século XX | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Esta pesquisa busca resgatar fontes documentais sobre a experiência escolar cearense na Primeira República. A presente investigação visa descobrir o itinerário de implantação do método pedagógico intuitivo, por via da criação e da implantação do Grupo Escolar Nogueira Accioly, na cidade de Fortaleza, como escola de modelo gradual. No Estado do Ceará, em 1905, o governo publicou o Regulamento da Instrução Primária, abrindo espaço para a reorganização da escola primária cearense nos moldes dos grupos escolares da cidade de São Paulo. Em 1907, veio a publicação do Regulamento dos Grupos Escolares do Estado do Ceará. Iniciava-se, assim, uma pretensão da política de educação em substituir, gradualmente, as escolas reunidas e as escolas isoladas por grupos escolares, para atender as demandas da escola primária cearense. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi realizado um levantamento de documentos oficiais, junto ao acervo do Arquivo Público do Estado do Ceará – APEC. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CH - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_lmrpontefrasouzafaandrade.pdf | 501,06 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.