Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/21124
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB |
Autor(es): | Oliveira, Michele Medeiros de Carneiro, Raul Seixas Marques Gomes, Renata Ferreira |
Orientador: | Magalhães Junior, Antonio Germano |
Palavras-chave: | Educação à Distância;Formação de Formadores;Curso de Informática Semipresencial da UECE |
Data do documento: | 2011 |
Instituição/Editor/Publicador: | 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos |
Citação: | OLIVEIRA, Michele Medeiros de; CARNEIRO, Raul Seixas Marques; GOMES, Renata Ferreira; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-10 |
Resumo: | A formação dos profissionais que atuarão como formadores em cursos da modalidade semipresencial é um dos desafios das instituições que ofertam esta modalidade. Pela carência de profissionais qualificados, muitas vezes é necessário que professores e tutores sem formação em Educação a Distância (EaD) atuem nestes cursos. Este trabalho objetiva estudar se os professores que atuaram no curso de Graduação Semipresencial em Informática da Universidade Estadual do Ceará, entre o anos de 2009 e 2010, possuem formação em EaD. Estudamos bibliografia que incluiu Belloni (2006), Castillo (2005), Magalhães Junior et. all (2008), Mooore e Kearsley (2007), Palloff e Pratt (2004) e Pimentel (2009), onde percebemos que o formador na EaD precisa desenvolver características específicas, como adaptar conteúdos para a modalidade e desenvolver estratégias de acompanhamento e motivação do aluno. O estudo considerou informações disponibilizadas pelos professores na Plataforma Lattes do CNPq, indicando se possuíam formação para utilização da EaD e as instituições nas quais obtiveram essa capacitação. Do total de 30 professores que atuaram no referido curso, somente 07 possuem formação para atuarem com EaD. Mesmo estando em processo de estudo, o número reduzido de professores com a referida capacitação demonstra a necessidade do aumento da oferta de formação em EaD, por parte das instituições que ofertam esta modalidade, assim como um maior acompanhamento aos formadores pelas Coordenações destas graduações, para suprir as possíveis dificuldades que estes formadores poderão encontrar em sua prática com EaD, para evitar que o professor repita práticas do ensino presencial na educação a distância. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21124 |
ISSN: | 2177-7624 |
Aparece nas coleções: | CH - Eventos |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_eve_mmoliveirarsmcarneirorfgomes.pdf | 66,7 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.