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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMagalhães Junior, Antonio Germano-
dc.contributor.authorOliveira, Michele Medeiros de-
dc.contributor.authorCarneiro, Raul Seixas Marques-
dc.contributor.authorGomes, Renata Ferreira-
dc.date.accessioned2016-11-21T13:15:49Z-
dc.date.available2016-11-21T13:15:49Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Michele Medeiros de; CARNEIRO, Raul Seixas Marques; GOMES, Renata Ferreira; MAGALHÃES JUNIOR, Antonio Germano. A formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UAB. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p.01-10pt_BR
dc.identifier.issn2177-7624-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/21124-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxospt_BR
dc.subjectEducação à Distânciapt_BR
dc.subjectFormação de Formadorespt_BR
dc.subjectCurso de Informática Semipresencial da UECEpt_BR
dc.titleA formação em EAD dos professores do Curso de Informática Semipresencial da UECE/UABpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA formação dos profissionais que atuarão como formadores em cursos da modalidade semipresencial é um dos desafios das instituições que ofertam esta modalidade. Pela carência de profissionais qualificados, muitas vezes é necessário que professores e tutores sem formação em Educação a Distância (EaD) atuem nestes cursos. Este trabalho objetiva estudar se os professores que atuaram no curso de Graduação Semipresencial em Informática da Universidade Estadual do Ceará, entre o anos de 2009 e 2010, possuem formação em EaD. Estudamos bibliografia que incluiu Belloni (2006), Castillo (2005), Magalhães Junior et. all (2008), Mooore e Kearsley (2007), Palloff e Pratt (2004) e Pimentel (2009), onde percebemos que o formador na EaD precisa desenvolver características específicas, como adaptar conteúdos para a modalidade e desenvolver estratégias de acompanhamento e motivação do aluno. O estudo considerou informações disponibilizadas pelos professores na Plataforma Lattes do CNPq, indicando se possuíam formação para utilização da EaD e as instituições nas quais obtiveram essa capacitação. Do total de 30 professores que atuaram no referido curso, somente 07 possuem formação para atuarem com EaD. Mesmo estando em processo de estudo, o número reduzido de professores com a referida capacitação demonstra a necessidade do aumento da oferta de formação em EaD, por parte das instituições que ofertam esta modalidade, assim como um maior acompanhamento aos formadores pelas Coordenações destas graduações, para suprir as possíveis dificuldades que estes formadores poderão encontrar em sua prática com EaD, para evitar que o professor repita práticas do ensino presencial na educação a distância.pt_BR
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