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Tipo: Artigo de Evento
Título : A função da escola na contemporaneidade: uma análise a partir do filme “Entre os muros da escola”
Autor : Clarindo, Janailson Monteiro
Ferreira, Rafaela de Souza
Palabras clave : Escola;Instituições disciplinares;Aparelho Ideológico de Estado;Educação Planetária
Fecha de publicación : 2011
Editorial : 2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos
Citación : CLARINDO, Janailson Monteiro; FERREIRA, Rafaela de Souza. A função da escola na contemporaneidade: uma análise a partir do filme “Entre os muros da escola”. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2., 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011, p. 1-10.
Resumen en portugués brasileño: A Escola é um dos aparelhos sociais com caráter central na sociedade em todo o mundo. Devido à sua importância, ela exerce enorme influência na constituição dos saberes e, por conseguinte, das subjetividades. Tendo em vista sua centralidade em relação à socialização dos indivíduos, uma análise sobre como se dá a influência de tal instituição na sociedade como um todo ainda se mostra premente. Com esse intuito, teremos como modelo de escola a instituição retratada no filme “Entre os Muros da Escola”, dirigido por Laurent Catent (França, 2008). Essa produção, riquíssima em veracidade, retrata a realidade de uma instituição de ensino público e tem como protagonista François Marin (François Bégaudeau), professor de francês nessa escola parisiense de ensino médio. Ele e a escola têm grandes dificuldades na complicada tarefa de ensinar alunos de origens étnicas e culturais diversas. Marin é um personagem complexo, que alterna entre grandes momentos como educador e ocasiões de extrema arbitrariedade e imaturidade. Faremos aqui uma análise alicerçada em diferentes abordagens teóricas que são complementares em alguns aspectos e divergentes em outros, mas que vistas de forma próxima propiciam uma visão mais completa do fenômeno social da educação escolar na contemporaneidade. Dentre tais abordagens, destacamos como principais a teoria de Michel Foucault sobre a disciplina e as instituições disciplinares, identificando a escola como uma destas; a teoria crítica de Louis Althusser, com forte influência marxista, a respeito dos Aparelhos Ideológicos de Estado, mais uma vez aproximando a instituição escolar com o conceito aqui trabalhado; por fim, com base em uma teoria que enfoca uma “educação planetária”, lançamos mão dos escritos de Edgar Morin e outros com o intuito de discutir uma possível alternativa para a escola e suas atribuições nos dias atuais.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20924
ISSN : 2177-7624
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