Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20917
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorDantas, Dalila Monteiro-
dc.contributor.authorAragão, Cleudene de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-11-09T13:45:19Z-
dc.date.available2016-11-09T13:45:19Z-
dc.date.issued2011-
dc.identifier.citationDANTAS, Dalila Monteiro; ARAGÃO, Cleudene de Oliveira. A literatura de língua estrangeira da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e sua contribuição para a formação de professores de espanhol. In: ENCONTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO EM HUMANIDADES, 2. 2011, Fortaleza. SEMANA DE HUMANIDADES, HUMANIDADES: ENTRE FIXOS E FLUXOS, 8., 2011, Fortaleza. Anais… Fortaleza: Universidade Federal do Ceará; Universidade Estadual do Ceará, 2011. p. 1-11.pt_BR
dc.identifier.issn2177-7624-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20917-
dc.description.abstractEl empleo del texto literario en clases de lengua extranjera es muy importante para que los alumnos desarrollen diversos aspectos comunicativos. El texto literario es un documento lingüístico y estético y contiene modelos de uso, ejemplos de situaciones y de actos comunicativos que ayudan el alumno a comprender las diversas posibilidades de usos (expresivos y formales) de la lengua (Mendoza 2002, 2004 e 2007; Aragão, 2006; Santos, 2007). Con el intuito de mejorar la formación literaria de los futuros profesores de lengua extranjera de la Universidade Estadual do Ceará (UECE), el GP LEER – Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (RE) leitura do mundo – desarrolló instrumentos con el objetivo de averiguar la enseñanza de la literatura en lengua extranjera, en particular el español, proporcionada por la UECE. Este artículo se centra en los resultados de tres cuestiones del instrumento 1 (aplicado bajo la forma de cuestionario) en las asignaturas de Prosa, Poesia, Conto, Tópicos em literatura de língua española, Literatura Hispanoamericana y tienen el objetivo de constatar la satisfacción o la insatisfacción de los alumnos del curso de Letras cuanto a la metodología utilizada por la UECE. Esas cuestiones evalúan la forma, la utilización y la adecuación del contenido. La mayoría de los alumnos cree que el contenido presentado en clase es adecuado para la enseñanza de literatura y se mostraron satisfechos con la forma como es transmitido ese contenido.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisher2º Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação em Humanidades. 8ª Semana de Humanidades. Humanidades: entre fixos e fluxos.pt_BR
dc.subjectFormação literáriapt_BR
dc.subjectTexto literáriopt_BR
dc.subjectLíngua espanholapt_BR
dc.subjectLiteratura como objeto de estudopt_BR
dc.titleA literatura de língua estrangeira da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e sua contribuição para a formação de professores de espanholpt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO emprego de textos literários em aulas de língua estrangeira é muito importante para que os alunos desenvolvam diversos aspectos comunicativos. O texto literário é um documento linguístico e estético e contem modelos de uso, exemplos de situações e de atos comunicativos que ajudam o aluno a entender as diversas possibilidades de uso (expressivos e formais) da língua (Mendoza 2002, 2004 e 2007; Aragão, 2006; Santos, 2007). Com o intuito de aperfeiçoar a formação literária dos futuros professores de língua estrangeira da Universidade Estadual do Ceará (UECE), o GP LEER – Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re) leitura do mundo – desenvolveu instrumentos com o objetivo de averiguar o ensino da literatura em língua estrangeira, notadamente o espanhol, proporcionado pela UECE. O presente artigo enfoca os resultados de três questões do instrumento 1 aplicado (sob a forma de questionário) nas disciplinas de Prosa, Poesia, Conto, Tópicos em literatura de língua espanhola e Literatura Hispanoamericana e visam a constatar a satisfação ou insatisfação dos alunos do curso de Letras quanto à metodologia utilizada pela UECE. Essas questões avaliavam a forma, a utilização e a adequação do conteúdo. A maioria dos alunos acredita que o conteúdo apresentado em sala de aula é adequado para o ensino de literatura e se mostrou satisfeita com a forma como é transmitido o conteúdo.pt_BR
Aparece nas coleções:CH - Eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_eve_dmdantascoaragão.pdf240,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.