Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20242
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Los rios profundos e sagarana entre línguas e cantos |
Authors: | Nobre, Cristiane Melo Cunha, Roseli Barros |
Keywords: | Los ríos profundos;Sagarana;Oralidade;Quechua |
Issue Date: | 2013 |
Publisher: | Encontro Interdisciplinar de Estudos Literários |
Citation: | NOBRE, Cristiane Melo; CUNHA, Roseli Barros. Los rios profundos e sagarana entre línguas e cantos. In: ENCONTRO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS LITERÁRIOS, 10, 2013, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: PPGLetras/UFC, n. 5, 2015, p. 294-306. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Realizar uma relação dialógica entre as obras Los rios profundos (1958), de José Arguedas, e Sagarana (1946), de João Guimarães Rosa, configura o objetivo desse trabalho. Para tal feito foram selecionadas as línguas e os cantos como meio de representação cultural, presente nas duas obras supracitadas.Destarte, o presente artigo caracteriza-se como pesquisa de natureza bibliográfica, de cunho analítico-comparativo. Apoia-se, principalmente no pensamento de Rama (1982), Picchio (1997), Vicentini (2007), Hortiz (2011). Metodologicamente, o estudo desenvolveu-se por meio da análise do discurso literário, onde se observou dois principais aspectos: as línguas atuam como uma das principais desencadeadores do processo de transculturação narrativa; os canto são vistos como unidade mítico-culturais. Assim, há de se considerar que como transculturadores, Arguedas e Rosa, escritores da América Latina, a partir das obras em destaque, conseguiram retratar bem a realidade de "dois mundos": Sertão de Minas Gerais e Serra do Peru. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20242 |
ISSN: | 2179-4154 |
Access Rights: | Acesso Aberto |
Appears in Collections: | DLE - Trabalhos apresentados em eventos |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013_eve_cmnobre.pdf | 501,82 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.