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dc.contributor.advisorMatencio, Maria de Lourdes Meirelles-
dc.contributor.authorRibeiro, Pollyanne Bicalho-
dc.date.accessioned2016-10-14T13:25:12Z-
dc.date.available2016-10-14T13:25:12Z-
dc.date.issued2008-
dc.identifier.citationRibeiro, P. B.; Matencio, M. L. M. (2008)pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20171-
dc.descriptionRIBEIRO, Pollyanne Bicalho. O discurso docente (re)velado no gênero memorial. 2008. 300f. Tese (Doutorado) - Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Programa de Pós-Graduação em Letras, Belo Horizonte, 2008.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiscurso docentept_BR
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectGênero memorialpt_BR
dc.titleO discurso docente (re)velado no gênero memorialpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.description.abstract-ptbrA investigação se baseou nos recursos linguísticos, textuais e discursivos apresentados na materialidade dos memoriais, visando não só a compreensão de sua configuração como, também e principalmente, a correlação entre os elementos de sua organização, as condições de produção (as circunstâncias de enunciação e seu contexto socio-histórico) e os sujeitos sociais participantes do processo discursivo em questão. Com o propósito de investigar o processo discursivo construído por sujeitos docentes, houve a identificação como via de entrada a análise de gêneros, particularmente nesta pesquisa, a análise do gênero memorial. No texto há a defesa da análise do gênero como ponto de partida para a análise do discurso é uma via de acesso válida, já que, em se tratando de qualquer atividade linguageira construída em uma determinada prática social, só se pode compreendê-la através de um ou outro gênero. A pesquisa ressalta a importância de delinear e analisar a identidade dos sujeitos sociais participantes de tal processo discursivo, já que o enunciador ocupa dois papéis diferentes, mas essencialmente complementares em nossa sociedade: o de professor e o de aluno. O contexto de coleta foi ideal para motivar reflexões sobre a heterogeneidade, plasticidade e dinamicidade das representações sociais nas práticas discursivas e sobre os processos pelos (e nos) quais tais representações emergem e se (trans)formam, seja no plano coletivo, seja no plano individual. De acordo com a perspectiva teórico-metodológica adotada, a análise dos dados focalizou: (i) os processos de referenciação; (ii) a (re)colocação de determinadas representações e/ou emergência de novas representações sociais e (iii) a configuração de objetos de discurso circunscrita pelo imbricamento da prática formativa e da prática docente. Entender como a imagem dos sujeitos sociais se construiu discursivamente (tendo como escopo a análise do discurso, a teoria das representações sociais e os estudos sobre o gênero) e se relacionou com os demais elementos que compuseram o cenário educacional me permitiu refletir acerca de várias questões relacionadas ao elo ensino/aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstract-frLa réalisation de cette étude a été basées sur des ressources linguistiques, textuelles et discursives présentées dans la metérialité du genre des mémoires. Elle ne vise pas simplement la compréhension de sa configuration, mais principalement la corrélation entre les éléments de son organisation, ses conditions de production (les circonstances de l’énonciation et de son contexte socio-historique) et les sujets sociaux participants de ce processus en question. Ayant le propos d'enquêter sur le processus discursif produit par des sujets académiques, il se identifié comme voie d'accès l'analyse de genres, et surtout celui du genre mémorial. Il se défendu que l'analyse du genre en tant que point de départ pour l'analyse du discours est une voie d'accès valable, puisque s'agissant de quelconque activité de langage produite dans une pratique sociale déterminée, on ne peut la comprendre qu'à travers l'un ou l'autre genre. Il se fait ressortir l'importance de délimiter et d'analyser l'identité des sujets sociaux participants au processus discursif, parce que le locuteur occupe deux rôles différents, mais essentiellement complémentaire dans notre société : d'enseignant et d'élève. Le contexte a été idéal pour motiver des réflexions sur l'hétérogénéité, la plasticité et le dynamisme des représentations sociales dans les pratiques discursives et les processus par lesquels de telles représentations émergent et se transforment, soit dans le plan collectif, soit dans le plan individuel. Selon la perspective théorique-méthodologique adoptée, l'analyse des données s'est focalisée sur : (I) les processus de référenciation ; (II) le placement de certaines représentations et/ou l'émergence de nouvelles représentations sociales et (III) la configuration d'objets de discours circonscrit par la superposition de la pratique formative et de la pratique enseignante. Comprendre comment l'image des sujets sociaux se produit dans le discours ( ayant pour l’analyse du discours, la théorie des répresentations sociales et les études sur le genre ) et se rapporte avec les autres éléments qui composent le scénario éducationnel, m’ont permis de réflechir sur plusieurs questions en relation avec le rapport enseignement/apprentissage.pt_BR
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