Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20142
Title in Portuguese: Representações do ser professor no curso de Letras
Author: Ribeiro, Pollyanne Bicalho
Keywords: Identidade
Formação inicial
Ser docente
Issue Date: 2014
Publisher: Revista do GEL
Citation: Ribeiro, P. B. (2014)
Abstract in Portuguese: Este trabalho objetiva refletir sobre a constituição identitária do professor de Língua Portuguesa no âmbito do curso de Letras. O sujeito em formação opera com representações sociais, que irão orientar e justificar as escolhas concernentes à prática educativa, haja vista que qualquer atitude que se toma no cotidiano se realiza a partir de um conjunto de convicções internalizadas, crenças, as quais se recorrem diante de uma situação concreta. Ao se envolver em eventos de interação da prática formativa, o discente confere traços não só ao modo de representar a si como futuro professor de Língua Portuguesa, como ao seu grupo de pertença. Tais traços constituem o acervo do qual os membros se valem para avaliar sua futura profissão, transparecendo expectativas, frustrações, posicionamentos. Analisar a constituição identitária, levando em consideração as representações sociais, permite-nos não só compreender a prática formativa, como também propor intervenções para a adequação da formação aos objetivos educacionais traçados. Como referencial teórico, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais alinhada às reflexões sobre a formação de professores. Os dados foram coletados de questionários aplicados no primeiro e segundo período do curso de Letras/UFC.
Description: RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Representações do ser professor no curso de Letras. Revista do GEL, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 97-116, 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20142
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 1984-591X
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_pbribeiro.pdf524,48 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.