Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20142
Title in Portuguese: | Representações do ser professor no curso de Letras |
Author: | Ribeiro, Pollyanne Bicalho |
Keywords: | Identidade Formação inicial Ser docente |
Issue Date: | 2014 |
Publisher: | Revista do GEL |
Citation: | Ribeiro, P. B. (2014) |
Abstract in Portuguese: | Este trabalho objetiva refletir sobre a constituição identitária do professor de Língua Portuguesa no âmbito do curso de Letras. O sujeito em formação opera com representações sociais, que irão orientar e justificar as escolhas concernentes à prática educativa, haja vista que qualquer atitude que se toma no cotidiano se realiza a partir de um conjunto de convicções internalizadas, crenças, as quais se recorrem diante de uma situação concreta. Ao se envolver em eventos de interação da prática formativa, o discente confere traços não só ao modo de representar a si como futuro professor de Língua Portuguesa, como ao seu grupo de pertença. Tais traços constituem o acervo do qual os membros se valem para avaliar sua futura profissão, transparecendo expectativas, frustrações, posicionamentos. Analisar a constituição identitária, levando em consideração as representações sociais, permite-nos não só compreender a prática formativa, como também propor intervenções para a adequação da formação aos objetivos educacionais traçados. Como referencial teórico, apoiamo-nos na Teoria das Representações Sociais alinhada às reflexões sobre a formação de professores. Os dados foram coletados de questionários aplicados no primeiro e segundo período do curso de Letras/UFC. |
Description: | RIBEIRO, Pollyanne Bicalho. Representações do ser professor no curso de Letras. Revista do GEL, São Paulo, v. 11, n. 2, p. 97-116, 2014. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20142 |
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
ISSN: | 1984-591X |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2014_art_pbribeiro.pdf | 524,48 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.