Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/20131
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | A identidade ainda será a espinha dorsal dos museus? Questões sobre o uso e o abuso da memória |
Autor : | Ramos, Francisco Régis Lopes |
Palabras clave : | Museu;Memória;Diversidade cultural;Ensino de história |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | Museu Histórico Nacional |
Citación : | RAMOS, Francisco Régis Lopes. A identidade ainda será a espinha dorsal dos museus? Questões sobre o uso e o abuso da memória. Anais do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro, v. 43, p. 11-40, 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | Com base no atual debate sobre as relações entre a história história e a memória, o artigo analisa a abrangência das demandas em torno do "direito à memória", destacando os modos pelos quais os usos do passado ganham legitimidades no mundo contemporâneo, com destaque para o espaço museológico. É salientada a atual reflexão sobre o papel da teoria da história diante dos "lugares da memória", com ênfase para os desafios do ensino de história. |
Abstract: | Based on the current debate about the relationship between history and memory, ther article analyzes the scope of claims about the 'right to memory', highlighting ways in wich the uses of the past gain legitimacy in the contemporary world, especially the museological space. The current debate about the role of the theory of history in relation to 'places of memory' is analyzed, with challenges for the teaching of history being emphasized. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/20131 |
ISSN : | 1413-1803 |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DHIS - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2011_art_frlramos.pdf | 1,33 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.