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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19955
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Oliveira, Vitor Wagner Neto de | - |
dc.date.accessioned | 2016-10-04T22:57:37Z | - |
dc.date.available | 2016-10-04T22:57:37Z | - |
dc.date.issued | 2003 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Vitor Wagner Neto de. Internacionalismo operário: a identidade de classe dos trabalhadores no transporte fluvial da Bacia do Prata. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 95-111, 2003. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1676-3033 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19955 | - |
dc.description.abstract | For many centuries, the rivers were the most efficient natural roads, sometimes were the only route, for communication, for merchandises transport and for movement of people inside South America. The objective of this text is to discuss the constitution of a class identity among the maritime-fluvial workers that traveled along the ports of the Bacia Platina at the beginning of the 20th century, linking the capitais of Montevideo, Buenos Aires, Asuncion and Corumba, a city of the Brazilian State of Mato Grosso. In the studied period, the typical workers rnovernents of resistance like strikes, rebellions and the constitution of associations and unions, were present in the mentioned region. In the fights, the crews of civil ships were remarkable by their organization and combativeness, | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Trajetos Revista de História UFC | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Trabalhadores | pt_BR |
dc.subject | Bacia do Prata | pt_BR |
dc.subject | Corumbá | pt_BR |
dc.title | Internacionalismo operário: a identidade de classe dos trabalhadores no transporte fluvial da Bacia do Prata | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Por vários séculos, os rios foram as estradas naturais mais eficientes; por vezes a única via de comunicação, de transporte de mercadorias e de circulação de pessoas pelo interior da América do Sul. O objetivo deste texto é discutir a formação de uma identidade de classe entre trabalhadores marítimo-fluviais que percorriam os portos da Bacia Platina, no início do século XX, fazendo as ligações entre as capitais Montevidéu, Buenos Aires, Assunção e a cidade mato-grossense de Corumbá. No período estudado, os movimentos de resistência operária, como as greves, motins e a formação de grêmios e sindicatos, estavam presentes em todas as regiões citadas. Nas lutas, a categoria dos tripulantes de navios civis despontava pela combatividade e organização. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGH - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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