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dc.contributor.authorOliveira, Vitor Wagner Neto de-
dc.date.accessioned2016-10-04T22:57:37Z-
dc.date.available2016-10-04T22:57:37Z-
dc.date.issued2003-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Vitor Wagner Neto de. Internacionalismo operário: a identidade de classe dos trabalhadores no transporte fluvial da Bacia do Prata. Trajetos Revista de História UFC, Fortaleza, v. 2, n. 4, p. 95-111, 2003.pt_BR
dc.identifier.issn1676-3033-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19955-
dc.description.abstractFor many centuries, the rivers were the most efficient natural roads, sometimes were the only route, for communication, for merchandises transport and for movement of people inside South America. The objective of this text is to discuss the constitution of a class identity among the maritime-fluvial workers that traveled along the ports of the Bacia Platina at the beginning of the 20th century, linking the capitais of Montevideo, Buenos Aires, Asuncion and Corumba, a city of the Brazilian State of Mato Grosso. In the studied period, the typical workers rnovernents of resistance like strikes, rebellions and the constitution of associations and unions, were present in the mentioned region. In the fights, the crews of civil ships were remarkable by their organization and combativeness,pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherTrajetos Revista de História UFCpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTrabalhadorespt_BR
dc.subjectBacia do Pratapt_BR
dc.subjectCorumbápt_BR
dc.titleInternacionalismo operário: a identidade de classe dos trabalhadores no transporte fluvial da Bacia do Pratapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrPor vários séculos, os rios foram as estradas naturais mais eficientes; por vezes a única via de comunicação, de transporte de mercadorias e de circulação de pessoas pelo interior da América do Sul. O objetivo deste texto é discutir a formação de uma identidade de classe entre trabalhadores marítimo-fluviais que percorriam os portos da Bacia Platina, no início do século XX, fazendo as ligações entre as capitais Montevidéu, Buenos Aires, Assunção e a cidade mato-grossense de Corumbá. No período estudado, os movimentos de resistência operária, como as greves, motins e a formação de grêmios e sindicatos, estavam presentes em todas as regiões citadas. Nas lutas, a categoria dos tripulantes de navios civis despontava pela combatividade e organização.pt_BR
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