Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19897
Type: Artigo de Periódico
Title: Os PCN e as potencialidades didático-pedagógicas do cordel
Title in English: PCN and didactic and pedagogical potentialities of the string literature
Authors: Lima, Stélio Torquato
Keywords: Literatura popular;Ensino-aprendizagem;Materiais didáticos
Issue Date: 2013
Publisher: Acta Scientiarum
Citation: LIMA, Stélio Torquato. Os PCN e as potencialidades didático-pedagógicas do cordel. Acta Scientiarum, Maringá, v. 35, n. 1, p. 133-139, jan./jun. 2013.
Abstract in Brazilian Portuguese: O artigo analisa a importância da inclusão da literatura de cordel como ferramenta auxiliar no processo de ensino-aprendizagem. Essa análise tem como referência os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN, diretrizes organizadas pelo governo federal para orientar a ação pedagógica nas escolas brasileiras de ensino fundamental e médio. Nessa perspectiva, mostramos como a inclusão do cordel em sala de aula possibilita ao professor trabalhar novas habilidades e novos saberes junto aos alunos, incluindo a superação de preconceitos de ordem linguística e cultural.
Abstract: This paper analyzes the importance of including string literature as an auxiliary tool in the teaching-learning process. This analysis has reference to the Parâmetros Curriculares Nacionais (National Curriculum Parameters) – PCN, a guidelines organized by the federal government to guide the pedagogical action in elementary and high Brazilian schools. From this perspective, we show how the inclusion of the string literature in classrooms allows the teacher to work on news kills and new knowledge close to the students, including the over coming of linguistic and cultural prejudices.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19897
ISSN: 2178-5201 (online)
2178-5198 (impresso)
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:DLIT - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013_art_stlima.pdf567,73 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.