Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19853
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | O blog e a didática do italiano língua estrangeira |
Otros títulos : | Il blog e la didattica dell’italiano lingua straniera |
Título en inglés: | Blog and italian foreign language teaching |
Autor : | Silva, Rafael Ferreira da Thé, Renata Saraiva de Albuquerque Monteiro |
Palabras clave : | Italiano língua estrangeira;Tecnologias da informação e da comunicação;Blog;Italian Foreign Language;information and communication technologies |
Fecha de publicación : | 2012 |
Editorial : | Ecos de Linguagem |
Citación : | SILVA, Rafael Ferreira da; THÉ, Renata Saraiva de Albuquerque Monteiro.O blog e a didática do italiano língua estrangeira. Ecos de Linguagem, Rio de Janeiro, n. 1, p. 100-108, 2012. |
Resumen en portugués brasileño: | Desde os anos 90, quando foi expandido o uso da grande rede mundial, a web, a internet, buscou-se a utilização desta tecnologia também para o ensino de idiomas estrangeiros, vista a facilidade de acesso a textos, áudios e vídeos na língua viva contextualizados, de autoria nativa. Assim, com o desenvolvimento da Educação a Distância no século XXI, devido ao maior acesso à tecnologia e a novas políticas públicas do Governo Federal, foi gerada uma importante reflexão pedagógica sobre a modalidade presencial de ensino e as Tecnologias da Informação e da Comunicação. A informática educativa vem trazendo muitos recursos para o docente realizar suas aulas de uma forma interessante, inserida no mundo tecnológico em que vivemos. É fato que o computador conectado à Internet tem um importante papel na educação, por facilitar e acelerar muitos processos, oferecendo muitas ferramentas que são utilizadas para se obter êxito na aprendizagem. Este artigo se propõe, portanto, a fazer uma reflexão teórico-crítica que considera a especificidade do campo do ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras modernas no contexto da educação na realidade brasileira, investigando sobre a utilização de uma Tecnologia da Informação e da Comunicação aplicada à Educação – o Blog – como catalisador da aquisição de Italiano Língua Estrangeira. |
Abstract: | Since the 90s, the use of the world wide web /Internet has been expanding. Consequently, education professionals have been seeking to use this technology for foreign language teaching, given the ease of access via the internet to texts, audio and video applications in the contextualized living language leave out by mother tongue speakers. Hence, with the development of Distance Learning in the 21st century, due to greater access to new technology and the public policies of the Brazilian Federal government, pedagogical classroom methods and their interplay with Information and Communication Technologies have undergone important adjustments. Instructional informatics is bringing any educational resources for the teachers to hold their classes in an interesting way inserted into the technological world in which we live. It is a fact that the web-connected computer has an important role in education, because it facilitates and speeds up many processes, offering many tools that are used to achieve success in learning. This article proposes, therefore, to make a theoretical-critical reflexion considering the specificity of the field of teaching / learning of modern foreign languages in the context of education in the Brazilian reality, investigating the use of Information and Communication Technologies applied to Education - the blog - as a catalyst for the acquisition of Italian as a Foreign Language. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19853 |
ISSN : | 2317-0808 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLE - Artigos publicados em revistas científicas |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2012_art_rfsilva.pdf | 123,72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.