Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19838
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Compreensão auditiva em língua italiana na UFC
Autor : Silva, Rafael Ferreira da
Pinheiro Júnior, Francineudo Duarte
Alves, Paulo André Lucena
Palabras clave : Compreensão auditiva;Língua italiana LE;TIC;Listening comprehension;Italian FL;ICT
Fecha de publicación : 2011
Editorial : Entrepalavras
Citación : SILVA, Rafael Ferreira da; PINHEIRO JÚNIOR, Francineudo Duarte; ALVES, Paulo André Lucena. Compreensão auditiva em língua italiana na UFC. Entrepalavras, Fortaleza, v. 1, n. 1, p. 152-162, ago./dez. 2011.
Resumen en portugués brasileño: A compreensão auditiva, no processo de ensino-aprendizagem de língua estrangeira, teve seu crescimento a partir do movimento comunicativo com o qual se passou a enfatizá-la como habilidade a ser trabalhada, considerando documentos oralmente autênticos e não resultantes da oralização de leituras como nos métodos direto e audiovisual em que a prioridade era dada à gramática e à escrita. Baseando-se nessa hipótese, a Unidade Curricular de Italiano do Curso de Letras da Universidade Federal do Ceará decidiu oferecer um curso que focasse tal habilidade, que contemplasse a língua viva, falada de italianos para italianos, sem preocupação didática. Foi utilizado o livro Primo Ascolto e, como material extra, foram trabalhados vídeos da internet, músicas e outras atividades lúdicas, de interesse dos alunos, a fim de complementar-lhes as atividades de áudio e motivá-los em seus estudos relativos à língua e à cultura italiana.
Abstract: Listening in the process of teaching and learning of foreign language had its growth from Comunicative Approach which emphasized it as a skill to be worked, considering authentic oral documents and not those made from oralization of readings as in Direct and Audiovisual methods in which priority was given to Grammar and Writing. Based on this hypothesis, the Italian Faculty of the Federal University of Ceará has decided to offer a course that focuses on such skill, contemplating the living language, spoken by Italians for Italians, without concern for teaching. We used the book Primo Ascolto and as extra material, internet videos, music and other fun activities of interest to students were used to complement them with the audio activities and motivate them in their studies of the Italian language and culture.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19838
ISSN : 2237-6321
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLE - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_art_rfsilva.pdf181,85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.