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dc.contributor.authorSerafim, Mônica de Souza-
dc.date.accessioned2016-09-27T18:48:37Z-
dc.date.available2016-09-27T18:48:37Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationSerafim, M. S. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn1982-6850-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19800-
dc.descriptionSERAFIM, Mônica de Souza. As concepções de leitura de professores em formação inicial e continuada: encontros ou desencontros? Eutomia, Recife, v. 15, n. 1, p. 315-337, jul. 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to show that teachers' conceptions of reading in initial and continuing education. In order to see what these concepts and their implications are, we will use as theoretical postulates the contributions of Braggio (1992), Martins (1992), Leffa (1996), Bronckart (2003, 2006), Clot (1999, 2006) e Cicurel (1974, 1996, 2001). The methodology used consisted of an interview with 25 teachers in initial training and 25 teachers in continuing education. The interview was the structured type, containing 10 questions. The result of this research has shown that the design of initial training for teachers of reading is more focused on an interactive conception of reading while teachers in continuing education tend to see reading as a process of decoding and unique interpretation of the text. This allowed us to conclude that it is ever more urgent the need to motivate teachers of schools to modify the practice of giving conditions for other practices are adopted and to investigate why the new times old practices still remain.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEutomiapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectConcepções de leiturapt_BR
dc.subjectProfessores em formação inicialpt_BR
dc.subjectProfessores em formação continuadapt_BR
dc.titleAs concepções de leitura de professores em formação inicial e continuada: encontros ou desencontros?pt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho tem por objetivo mostrar quais as concepções de leitura dos professores em formação inicial e continuada. A fim de vislumbrarmos quais são essas concepções e suas implicações, utilizaremos como postulados teóricos as contribuições de Braggio (1992), Martins (1992), Leffa (1996), Bronckart (2003, 2006), Clot (1999, 2006) e Cicurel (1974, 1996, 2001). A metodologia utilizada consistiu em uma entrevista com 25 professores em formação inicial e de 25 professores em formação continuada. A entrevista foi do tipo estruturada, contendo 10 perguntas. O resultado desta pesquisa nos mostrou que a concepção de leitura dos professores em formação inicial é mais voltada para uma concepção interativa de leitura ao passo que os professores em formação continuada tendem a ver a leitura enquanto um processo de decodificação e interpretação única do texto. Isso nos permitiu concluir que é cada vez mais urgente a necessidade de motivar os professores das escolas para modificar as práticas, de dar condições para que outras práticas sejam adotadas e de se investigar por que nos novos tempos velhas práticas ainda permanecem.pt_BR
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