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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19745
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Coan, Márluce | - |
dc.contributor.author | Pontes, Valdecy de Oliveira | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-26T23:45:24Z | - |
dc.date.available | 2016-09-26T23:45:24Z | - |
dc.date.issued | 2013 | - |
dc.identifier.citation | Coan, M.; Pontes, V. O. (2013) | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1415-1928 | - |
dc.identifier.issn | 1983-2400 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19745 | - |
dc.description | COAN, Márluce; PONTES, Valdecy de Oliveira. Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 363-392, jul./dez. 2013. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Linguagem & Ensino | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Livro didático | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Ensino de língua portuguesa e espanhola | pt_BR |
dc.title | Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este artigo deter-se-á no estudo comparativo do tratamento dado à variação modo-temporal por livros didáticos de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola. No presente trabalho, assumimos os pressupostos teóricos dos estudos sobre variação e ensino, propostos por Labov (1972, 1978 e 2003), bem como o que afirmam os documentos oficiais que norteiam o ensino de línguas no Brasil. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos um roteiro de análise sobre norma/uso, mudança, condicionamentos linguísticos e extralinguísticos, uso de textos autênticos e variação entre tempos verbais. Evidenciamos tratamento parcial aos temas sob análise: o texto ainda serve como pretexto; quando há exposição teórica sobre variação, tal abordagem ocorre somente no capítulo em pauta, não havendo aplicação dos postulados no decorrer do livro; também não são evidenciados os efeitos de sentido das diversas formas verbais em contexto comunicativo. No entanto, no livro didático Hacia el español, há um esforço no sentido de o aluno ter consciência da variação linguística nos níveis fonético-fonológico, lexical e morfossintático. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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