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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCoan, Márluce-
dc.contributor.authorPontes, Valdecy de Oliveira-
dc.date.accessioned2016-09-26T23:45:24Z-
dc.date.available2016-09-26T23:45:24Z-
dc.date.issued2013-
dc.identifier.citationCoan, M.; Pontes, V. O. (2013)pt_BR
dc.identifier.issn1415-1928-
dc.identifier.issn1983-2400-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19745-
dc.descriptionCOAN, Márluce; PONTES, Valdecy de Oliveira. Variação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativa. Linguagem & Ensino, Pelotas, v. 16, n. 2, p. 363-392, jul./dez. 2013.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherLinguagem & Ensinopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectVariação linguísticapt_BR
dc.subjectEnsino de língua portuguesa e espanholapt_BR
dc.titleVariação modo-temporal em livros didáticos de língua espanhola e de língua portuguesa: uma análise comparativapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo deter-se-á no estudo comparativo do tratamento dado à variação modo-temporal por livros didáticos de Língua Portuguesa e de Língua Espanhola. No presente trabalho, assumimos os pressupostos teóricos dos estudos sobre variação e ensino, propostos por Labov (1972, 1978 e 2003), bem como o que afirmam os documentos oficiais que norteiam o ensino de línguas no Brasil. Para o desenvolvimento da pesquisa, utilizamos um roteiro de análise sobre norma/uso, mudança, condicionamentos linguísticos e extralinguísticos, uso de textos autênticos e variação entre tempos verbais. Evidenciamos tratamento parcial aos temas sob análise: o texto ainda serve como pretexto; quando há exposição teórica sobre variação, tal abordagem ocorre somente no capítulo em pauta, não havendo aplicação dos postulados no decorrer do livro; também não são evidenciados os efeitos de sentido das diversas formas verbais em contexto comunicativo. No entanto, no livro didático Hacia el español, há um esforço no sentido de o aluno ter consciência da variação linguística nos níveis fonético-fonológico, lexical e morfossintático.pt_BR
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