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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19668
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Costa, Sylvio de Sousa Gadelha | - |
dc.contributor.author | Barbosa, Allison Duarte | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-22T16:06:51Z | - |
dc.date.available | 2016-09-22T16:06:51Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.identifier.citation | BARBOSA, A. D.; COSTA, S. S. G. (2016) | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19668 | - |
dc.description | BARBOSA, Allison Duarte. Bergson, liberdade e aprendizagem. 2016. 156f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016. | pt_BR |
dc.description.abstract | In his first book, Essay about the Immediate Data of Consciousness, Bergson seeks to resolve or dissolve the "freedom's problem" through debugging time, the similarity with the space. As a result, he presents a unique perception of freedom, irreducible to the term of the determinism of the free will defenders. For this, the author had to confront himself to the problematic left by Kant's Critique and made some changes on it. The problem of this research is: what critical and positive effects these changes have on the research of learning? What connection between freedom, to Bergson, and learning can present due to these developments? | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Bergson, Henri 1859 1941 – Critica e interpretação | pt_BR |
dc.subject | Bergson, Henri 1859 1941 – Contribuição a educação | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Cognição | pt_BR |
dc.subject | Experience | pt_BR |
dc.subject | Freedom | pt_BR |
dc.title | Bergson, liberdade e aprendizagem | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Em seu primeiro livro, Ensaio Sobre os Dados Imediatos da Consciência, Bergson busca resolver ou dissolver o “problema da liberdade” por meio de depuração do tempo da similitude com o espaço. Como resultado, ele apresenta uma percepção singular da liberdade, irredutível aos termos do determinismo e dos defensores do livre arbítrio. Para isso, o autor teve de se confrontar com a problemática da Crítica kantiana e efetuar nela certas alterações. O problema desta pesquisa é: que efeitos críticos e positivos essas alterações exercem na investigação da aprendizagem? Que relação entre liberdade, no sentido de Bergson, e aprendizagem pode se apresentar por conta desses desdobramentos? | pt_BR |
dc.title.en | Bergson, freedom and learning | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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