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dc.contributor.authorSales, Jéssica Fontenele-
dc.contributor.authorVasconcellos, Maria Manolisa Nogueira-
dc.date.accessioned2016-09-16T23:20:41Z-
dc.date.available2016-09-16T23:20:41Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationSALES, Jéssica Fontenele; VASCONCELLOS, Manolisa Nogueira.O tratamento dado à gramática no livro didático para o ensino de inglês como le: um estudo de caso In: ENCONTRO DE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., 2012, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD, 2012, p. 215-228.pt_BR
dc.identifier.issn2316-9583-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19605-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEncontro sobre gramática: saberes e fazerespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectLíngua inglesapt_BR
dc.subjectAbordagem comunicativapt_BR
dc.titleO tratamento dado à gramática no livro didático para o ensino de inglês como le: um estudo de casopt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho, ainda em andamento, tem por objetivo analisar as atividades propostas, as estratégias de resolução requisitadas por essas mesmas atividades e técnicas/metodologias adotadas por uma série didática para o ensino de inglês como língua estrangeira no que concerne aos aspectos gramaticais contemplados. Foi considerado como unidade de análise o livro World English (2010), volume 1, da Editora Heinle, utilizado nos semestres I e II da Licenciatura em Letras/Habilitação em Língua Inglesa (curso diurno) e no semestre I da Licenciatura em Língua Inglesa (curso noturno) da Universidade Federal do Ceará. Seguindo critérios estabelecidos a partir dos trabalhos de Soares (1979 apud TRAVAGLIA, 2002) e Antunes (2007), esta investigação pauta-se nos preceitos básicos da Abordagem Comunicativa (AC) que se caracteriza por ter o foco no sentido, no significado e na interação propositada entre os sujeitos em situação de aprendizagem da língua estrangeira. O ensino comunicativo é aquele que organiza as experiências de aprender em termos de atividades/tarefas de real interesse e/ou necessidade do aluno para que ele se capacite a usar a língua-alvo para realizar ações autênticas na interação com outros falantes-usuários dessa língua. Além disso, este ensino não toma as formas da língua descritas nas gramáticas como modelo suficiente para organizar as experiências de aprender outra língua, embora não descarte a possibilidade de criar na sala de aula momentos de explicitação de regras e de prática rotinizante dos subsistemas gramaticais, como o dos pronomes, as terminações de verbos, etc. (ALMEIDA FILHO, 1993). Os resultados obtidos revelam que as explicações apresentadas e as atividades propostas ressaltam o valor estrutural da gramática em detrimento do valor semântico, explorando-a a partir de textos e não com base neles e sem levar em consideração os contextos linguísticos.pt_BR
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