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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19605
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Sales, Jéssica Fontenele | - |
dc.contributor.author | Vasconcellos, Maria Manolisa Nogueira | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-16T23:20:41Z | - |
dc.date.available | 2016-09-16T23:20:41Z | - |
dc.date.issued | 2012 | - |
dc.identifier.citation | SALES, Jéssica Fontenele; VASCONCELLOS, Manolisa Nogueira.O tratamento dado à gramática no livro didático para o ensino de inglês como le: um estudo de caso In: ENCONTRO DE GRAMÁTICA: SABERES E FAZERES, 1., 2012, Fortaleza. Anais ... Fortaleza: GEMD, 2012, p. 215-228. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2316-9583 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19605 | - |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Encontro sobre gramática: saberes e fazeres | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Gramática | pt_BR |
dc.subject | Língua inglesa | pt_BR |
dc.subject | Abordagem comunicativa | pt_BR |
dc.title | O tratamento dado à gramática no livro didático para o ensino de inglês como le: um estudo de caso | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho, ainda em andamento, tem por objetivo analisar as atividades propostas, as estratégias de resolução requisitadas por essas mesmas atividades e técnicas/metodologias adotadas por uma série didática para o ensino de inglês como língua estrangeira no que concerne aos aspectos gramaticais contemplados. Foi considerado como unidade de análise o livro World English (2010), volume 1, da Editora Heinle, utilizado nos semestres I e II da Licenciatura em Letras/Habilitação em Língua Inglesa (curso diurno) e no semestre I da Licenciatura em Língua Inglesa (curso noturno) da Universidade Federal do Ceará. Seguindo critérios estabelecidos a partir dos trabalhos de Soares (1979 apud TRAVAGLIA, 2002) e Antunes (2007), esta investigação pauta-se nos preceitos básicos da Abordagem Comunicativa (AC) que se caracteriza por ter o foco no sentido, no significado e na interação propositada entre os sujeitos em situação de aprendizagem da língua estrangeira. O ensino comunicativo é aquele que organiza as experiências de aprender em termos de atividades/tarefas de real interesse e/ou necessidade do aluno para que ele se capacite a usar a língua-alvo para realizar ações autênticas na interação com outros falantes-usuários dessa língua. Além disso, este ensino não toma as formas da língua descritas nas gramáticas como modelo suficiente para organizar as experiências de aprender outra língua, embora não descarte a possibilidade de criar na sala de aula momentos de explicitação de regras e de prática rotinizante dos subsistemas gramaticais, como o dos pronomes, as terminações de verbos, etc. (ALMEIDA FILHO, 1993). Os resultados obtidos revelam que as explicações apresentadas e as atividades propostas ressaltam o valor estrutural da gramática em detrimento do valor semântico, explorando-a a partir de textos e não com base neles e sem levar em consideração os contextos linguísticos. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DLE - Trabalhos apresentados em eventos |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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2012_eve_jfsales.pdf | 721,54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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