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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19561
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título : | Da terra e do céu, a poesia que vem dos bichos: Manoel de Barros e suas memórias inventadas |
Título en inglés: | From the earth and the sky, the poetry that comes from beasts : Manoel de Barros’s memórias inventadas |
Autor : | Coutinho, Fernanda Maria Abreu |
Palabras clave : | Animal;Infância;Memória |
Fecha de publicación : | 2011 |
Editorial : | Aletria: Revista de Estudos de Literatura |
Citación : | COUTINHO, Fernanda Maria Abreu. Da terra e do céu, a poesia que vem dos bichos: Manoel de Barros e suas memórias inventadas. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, v. 21, n. 3, p. 131-137, set./dez. 2011. |
Resumen en portugués brasileño: | Em Memórias inventadas, A infância (2003), A segunda infância(2006) e A terceira infância (2008), Manoel de Barros (Cuiabá,MT, 1916) traz para a escrita memorialista aspectos formais inusitados e apresenta uma fauna sui generis, composta por lesmas, lacraias, sapos, entre outros animais que habitualmente fogem a uma valoração positiva do ponto de vista estético. A exceção ficaria por conta dos pássaros, que se furtam ao padrão de apreciação dos bichos já referidos. O presente trabalho busca,de início, evidenciar a poesia do escritor como espaço de inclusão do que muitas vezes é tomado como repulsivo,evidenciando o sentido de metamorfose da arte, enquanto terreno da outridade; em segundo lugar, interessa ver como afigura do animal, em sua atuação no mundo natural, funciona como suporte para a dicção metanarrativa que impregna todo o relato, sendo, portanto, de suma importância, uma vez que as Memórias situam-se no domínio da poeisis. |
Resumen en francés: | Dans Memórias inventadas, A infância (2003), A segunda infância et A terceira infância (2008), Manoel de Barros (Cuiabá, MT, Brésil, 1916) apporte à l’écriture de mémoires des aspects formaux inhabituels, et présente aussi une faune sui generis, composée par des milles-pates, des limaces, des crapauds, parmid’autres bêtes, qui habituellement s’échappent auxévaluations positives d’un point de vue esthétique. Àl’exception des oiseaux, refractaires au modèle d’appréciationenvers les autres animaux cités. Cette étude vise, tout d’abord,la mise en évidence de la poésie de l’écrivain en tant qu’espaced’inclusion de ce qui est pris souvent comme répulsif, enmettant en lumière le sens de métamorphose de l’art, com medomaine de l’autreté; deuxièmement, il nous intéressed’observer comme la figure de l’animal, sur sa performancedans le monde naturel, fonctionne comme support pour ladiction métanarrative qui pénètre tout le récit, ce qui s’avèrealors primordial, une fois que les Memórias se situent dans lasphère de la poiesis. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19561 |
ISSN : | 1679-3749 (impresso) 2317-2096 (online) |
Derechos de acceso: | Acesso Aberto |
Aparece en las colecciones: | DLIT - Artigos publicados em revistas científicas |
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