Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19519
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barros, João Paulo Pereira | - |
dc.contributor.author | Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues | - |
dc.date.accessioned | 2016-09-12T12:41:52Z | - |
dc.date.available | 2016-09-12T12:41:52Z | - |
dc.date.issued | 2015 | - |
dc.identifier.citation | BARROS, João Paulo Pereira; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Drogas na escola: análise das vozes sociais em jogo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 253-273, jan./mar. 2015. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0100-3143 (impresso) | - |
dc.identifier.issn | 2175-6236 (online) | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19519 | - |
dc.description.abstract | This article aims to analyze social voices at play in the production of meanings about drugs among adolescents in a group discussion on health in the school context. Based on Public Health and the legacy of Vigotski e Bakhtin on the processes of signification, data for a Master thesis, developed by means of participant observation and a discussion group in a public school in Fortaleza/CE, are used. The results indicate tensions between social voices on the claims of adolescents about drugs, highlighting the strength with which a speech alluding to the war on drugs and prohibitionist strategies voices still circulate in the school context, despite the emergence of the harm reduction perspective. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Educação & Realidade | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Adolescência | pt_BR |
dc.subject | Drogas | pt_BR |
dc.subject | Escola | pt_BR |
dc.subject | Adolescence | pt_BR |
dc.subject | Drugs | pt_BR |
dc.subject | School | pt_BR |
dc.title | Drogas na escola: análise das vozes sociais em jogo | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O artigo visa analisar vozes sociais em jogo na produção de sentidos sobre drogas entre adolescentes, em um grupo de discussão sobre saúde no contexto escolar. Ancorando-se na Saúde Coletiva e nos legados de Vigotski e Bakhtin sobre os processos de significação, são utilizados dados de uma pesquisa de mestrado operacionalizada por observações-participantes e pela formação de um grupo de discussão em uma escola pública de Fortaleza/CE. Os resultados apontam tensões entre vozes sociais nos posicionamentos dos adolescentes sobre drogas, destacando a força com que vozes alusivas a um discurso de guerra às drogas e a estratégias proibicionistas ainda circulam no contexto escolar, em que pese a emergência da perspectiva de redução de danos. | pt_BR |
dc.title.en | Drugs in school: analysis of social voices | pt_BR |
Aparece nas coleções: | DPSI - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2015_art_vfrcolaço.pdf | 207,92 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.