Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19519
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarros, João Paulo Pereira-
dc.contributor.authorColaço, Veriana de Fátima Rodrigues-
dc.date.accessioned2016-09-12T12:41:52Z-
dc.date.available2016-09-12T12:41:52Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationBARROS, João Paulo Pereira; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Drogas na escola: análise das vozes sociais em jogo. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, n. 1, p. 253-273, jan./mar. 2015.pt_BR
dc.identifier.issn0100-3143 (impresso)-
dc.identifier.issn2175-6236 (online)-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19519-
dc.description.abstractThis article aims to analyze social voices at play in the production of meanings about drugs among adolescents in a group discussion on health in the school context. Based on Public Health and the legacy of Vigotski e Bakhtin on the processes of signification, data for a Master thesis, developed by means of participant observation and a discussion group in a public school in Fortaleza/CE, are used. The results indicate tensions between social voices on the claims of adolescents about drugs, highlighting the strength with which a speech alluding to the war on drugs and prohibitionist strategies voices still circulate in the school context, despite the emergence of the harm reduction perspective.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherEducação & Realidadept_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAdolescênciapt_BR
dc.subjectDrogaspt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectAdolescencept_BR
dc.subjectDrugspt_BR
dc.subjectSchoolpt_BR
dc.titleDrogas na escola: análise das vozes sociais em jogopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO artigo visa analisar vozes sociais em jogo na produção de sentidos sobre drogas entre adolescentes, em um grupo de discussão sobre saúde no contexto escolar. Ancorando-se na Saúde Coletiva e nos legados de Vigotski e Bakhtin sobre os processos de significação, são utilizados dados de uma pesquisa de mestrado operacionalizada por observações-participantes e pela formação de um grupo de discussão em uma escola pública de Fortaleza/CE. Os resultados apontam tensões entre vozes sociais nos posicionamentos dos adolescentes sobre drogas, destacando a força com que vozes alusivas a um discurso de guerra às drogas e a estratégias proibicionistas ainda circulam no contexto escolar, em que pese a emergência da perspectiva de redução de danos.pt_BR
dc.title.enDrugs in school: analysis of social voicespt_BR
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_vfrcolaço.pdf207,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.