Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19465
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Psicologia comunitária e técnicas para o trabalho com grupos: contribuições a partir da teoria histórico-cultural
Título(s) alternativo(s): Psicología comunitaria y técnicas para trabajar con grupos: contribuciones desde la teoría histórico-cultural
Título em inglês: Community psychology and techniques for working with groups: contributions from the historical-cultural theory
Autor(es): Pinheiro, Francisco Pablo Huascar Aragão
Barros, João Paulo Pereira
Colaço, Veriana de Fátima Rodrigues
Palavras-chave: Psicologia comunitária;Teoria histórico-cultural;Grupos;Community psychology;Historical-cultural theory;Groups;Psicología comunitária;Teoría histórico-cultural
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Psico
Citação: PINHEIRO, Francisco Pablo Huascar Aragão; BARROS, João Paulo Pereira; COLAÇO, Veriana de Fátima Rodrigues. Psicologia comunitária e técnicas para o trabalho com grupos: contribuições a partir da teoria histórico-cultural. Psico, Porto Alegre, v. 43, n. 2, p. 193-199, abr./jun. 2012.
Resumo: O artigo discute metodologias utilizadas pela psicologia comunitária para o trabalho com grupos, à luz da teoria histórico-cultural. São destacados pontos de convergência entre a psicologia comunitária e a teoria histórico-cultural, por ambas reconhecerem a natureza sócio-histórica do ser humano. Para o debate são relevantes os conceitos de mediação simbólica e de zona de desenvolvimento proximal (ZDP). São ressaltadas a noção de diálogo e algumas técnicas utilizadas para facilitar interações grupais. Salienta-se que tais técnicas têm se mostrado profícuas, tanto para a discussão das problemáticas concernentes à comunidade, quanto para o compartilhamento de habilidades, conhecimentos e ideias que favorecem a construção de ações transformadoras das realidades locais. Afirma-se que as técnicas para o trabalho com grupos favorecem a ampliação das possibilidades de abstração e de auto-regulação do comportamento, a partir da emergência de ZDPs. Conclui-se que compreender os efeitos psicológicos dessas técnicas é significativo inclusive para identificar elementos a serem trabalhados na formação do psicólogo comunitário.
Abstract: The paper discusses group techniques used by the community psychology from historical-cultural theory. Points of convergence between community psychology and cultural-historical theory are highlighted, because both recognize the social-historical nature of man. The concepts of symbolic mediation and Zone of Proximal Development (ZPD) are relevant to the issues raised. The idea of dialogue is presented, as well as techniques applied on group facilitation. This techniques show themselves effectives to make possible discussions about community issues as well as for the sharing of abilities, knowledge and ideas that supports actions intended to produce changes in local realities. It is argued that group techniques can extend the capabilities of abstraction and self-regulation, by the occurrence of ZPD. It is concluded that comprehend the psychological effects produced by this techniques is quite relevant and also contributes to the academic formation of the community psychologist.
Resumen: El artículo analiza las metodologías utilizadas en psicología comunitaria para trabajar con grupos desde la teoría histórico-cultural. Se destacan los puntos de convergencia entre la psicología comunitaria y la teoría histórico-cultural, ya que reconocen la naturaleza socio-histórica del hombre. Son relevantes para el debate los conceptos de mediación simbólica e de zona de desarrollo proximal (ZDP). Se hace hincapié en la noción de diálogo y las técnicas utilizadas para facilitar las interacciones de grupo. Se señala que estas técnicas han demostrado ser fructíferas para la discusión de temas relacionados con la comunidad y para el intercambio de habilidades, conocimientos e ideas que favorezcan la construcción de las acciones dirigido a transformación de las realidades locales. Se dice que las técnicas para trabajar con grupos, a partir de la aparición de las ZDPs, amplíam las posibilidades de la abstracción y de auto-regulación del comportamiento. Se concluye que la comprensión de los efectos psicológicos de estas técnicas es pertinente, incluso para identificar elementos importantes para la formación del psicólogo de la comunidad.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19465
ISSN: 1980-8623 (online)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DPSI - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2012_art_vfrcolaço.pdf276,18 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.