Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19455
Tipo: Artigo de Periódico
Título : Complexidade e metáforas sistemáticas em cenas pedagógicas no Facebook
Título en inglés: Complexity and systematic metaphors emerging from pedagogical scenes into the Facebook
Autor : Araújo, Júlio César Rosa de
Silva, Pedro Henrique Sousa da
Marques, Pedro Jorge da Silva
Palabras clave : Complexidade;Metáforas sistemáticas;Redes sociais
Fecha de publicación : 2014
Editorial : Trabalhos em Linguística Aplicada
Citación : Araújo, J. C. R.; Silva, P. H. S.; Marques, P. J. S. (2014)
Resumen en portugués brasileño: Neste artigo, nosso objetivo foi o de analisar as diferentes formas de conceitualização que emergem das interações entre professor, alunos e bolsistas, em um grupo de discussão no Facebook. A base teórica que seguimos procede da teoria dos sistemas adaptativos complexos e da metáfora sistemática. A identificação das metáforas seguiu os procedimentos definidos em Cameron (2009), os quais são fruto de uma adaptação dos princípios dos procedimentos de identificação de metáforas (PIM). Além disso, procedemos a uma análise quantitativa com base no teste Qui-Quadrado. A união desses procedimentos nos permitiu descrever as metáforas sistemáticas relativas ao tópico conhecimento, pois o processo de captação dos dados se deu no contexto de uma discussão sobre o gênero projeto de pesquisa empreendida por professores e alunos da disciplina de Leitura e Produção de Textos Acadêmicos (LPTA), do curso de Letras da UFC. Os resultados da análise mostram que houve emergência de duas metáforas sistemáticas e que o tipo de metáforas que os professores produzem para se referir ao tópico discursivo conhecimento se difere do tipo de metáforas que os alunos produzem.
Abstract: This article aims to analyse different ways of conceptualization that emerge from interactions among professors, students, and teaching assistants through a group of discussion into the Facebook. The groundings adopted were provided by the complex adaptive system theory and also by the systematic metaphor approach. The identification of metaphors was based in the proceedings defined in Cameron (2009) that are an adaptation of the metaphor identification process (MIP). In addition, an applied quantitative analysis was conducted, using a Chi-squared test. The union of these proceedings has allowed to describe systematic metaphors having knowledge as a central theme, considering that the data collection occurred into a context in which the academic genre research project was discussed among professors and students who participated in Reading and Writing Academic Genres (RWAG) classes in a Language Course at the Federal University of Ceara. The results of the analysis show the emergency of two systematic metaphors, and that the type of linguistic metaphors that professors produce to refer to the discursive topic knowledge differs to the type of linguistic metaphors that student produce to refer to the same topic.
Descripción : ARAÚJO, Júlio César Rosa de; SILVA, Pedro Henrique Sousa da; MARQUES, Pedro Jorge da Silva. Complexidade e metáforas sistemáticas em cenas pedagógicas no Facebook. Trabalhos em Linguística Aplicada, Campinas, v. 53, n. 2, p. 425-448, jul./dez. 2014.
URI : http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19455
ISSN : 2175-764X (online)
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2014_art_jaraujo.pdf583,87 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.