Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19449
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Title in Portuguese: Tecnologia digital e agência: ressignificando a tarefa da escrita escolar
Title: Digital technology and agency: re-signifying the school task of writing
Author: Araújo, Júlio César Rosa de
Dieb, Messias Holanda
Issue Date: 2014
Publisher: Revista da Anpoll
Keywords: Escrita
Tecnologia digital
Agência
Letramentos
Relação com o saber
Citation: Araújo, J. C. R.; Dieb, M. H. (2014)
Abstract in Portuguese: Os conceitos de agência, letramentos e relação com o saber iluminam a análise das relações que estudantes de uma escola situada em zona periférica de Fortaleza têm construído com a tarefa da escrita envolvendo as tecnologias digitais. Os resultados mostram que, pelo exercício da escrita de tirinhas em ferramentas digitais, como a Pixton, esses sujeitos se movimentam no ambiente estruturante da escola e nele tentam obter suas conquistas, tanto pessoais como coletivas, auxiliado pelos recursos que tais tecnologias oferecem.
Abstract: The notions of agency, literacy and relationship to knowledge aid the analysis of the relationships that students have constructed to the task of writing in schools of peripheral zones of the city of Fortaleza – Ceará – Brazil. The data show that, producing comic strips with the aid of digital technologies tools, as Pixton, they try to achieve success in their interactions in the structured environment of the school, both personally and collectively, aided by the resources that such technologies can offer.
Description: ARAÚJO, Júlio César Rosa de; DIEB, Messias Holanda. Tecnologia digital e agência: ressignificando a tarefa da escrita escolar. Revista da Anpoll, Florianópolis, v. 1, n. 37, p. 37-55, jul./dez. 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19449
ISSN: 1982-7830
Appears in Collections:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_art_jaraujo.pdf904,16 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.