Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19308
Type: Artigo de Periódico
Title: A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE
Authors: Costa, Raimundo Bezerra da
Sena, Alysson Mariano de
Sales, Ronaldo de Oliveira
Carpentieri, Lívia Oliveira Bezerra da Costa
Keywords: Genética animal;Ensino à distância;Ensino auxiliado por computador;Recursos de rede de computador
Issue Date: 2016
Publisher: Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal
Citation: COSTA, Raimundo Bezerra da. et al. A eficiência da plataforma virtual online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece no ensino da disciplina de graduação genética animal da FAVET – UECE. Revista Brasileira de Higiene e Sanidade Animal, Fortaleza, v. 10, n. 3, p. 310-329, 2016.
Abstract in Brazilian Portuguese: O crescente interesse pelos alunos da disciplina genética animal na utilização de recursos digitais estimulou a promoção de modificações e melhorias no layout e nos conteúdos da plataforma interativa online http://lagepeuece.wix.com/geneticauece. As mudanças foram realizadas na área visual do site quanto a apresentação e organização dos conteúdos, como alterações e padronizações das imagens presentes nas páginas, das fontes e dos tamanhos das caixas de texto. Dentro da estrutura organizacional os ícones foram renomeados em Home, Estudo da Genética, NEA-Pesca, Saber mais, Educação à Distância e Contato. Na parte inferior da página inicial foram destacadas colunas para eventos e notícias, fale conosco e visite-nos. As melhorias e atualizações foram desenvolvidas na plataforma de sites WIX, disponível na Internet, através do seu próprio editor de programação Wix Website Editor, com os arquivos sendo mantidos em nuvem no Mediafire. A avaliação da eficiência dessas modificações ocorreu junto aos alunos da disciplina, no final do semestre 2015.2, e consistiu de quatro perguntas objetivas, em escala ordinal, e uma subjetiva que buscava subsídeos para o implemento de melhorias subsequentes. A pesquisa realizada abordou os aspectos: a plataforma online e interativa como metodologia de ensino e melhoria do aprendizado, quando 72,73% dos alunos se manifestou como sendo muita essa contribuição; disponibilidade do material para consulta e estudo, tendo mais de 70% dos alunos qualificando o acervo como satisfatório; facilitação da aprendizagem com a utilização do site, onde quase 60% dos estudantes manifestou que a aprendizagem ocorre mais rapidamente; quanto a atratividade e motivação da aprendizagem promovidas pelo método com a utilização do Site, observou-se que mais de 80% entendeu ser uma metodologia positiva como modelo de ensino, quando se utiliza a plataforma virtual no ensino-aprendizagem; e, as necessidades do Site para desenvolver a experiência do aluno e enriquecer seu aprendizado, teve como sugestão mais frequente a redução na quantidade e na extensão das senhas por dificultar o acesso aos locais das atividades. Em função da carência de apoio pedagógico e da necessidade em despertar o interesse no estudo da disciplina, concluiu-se que a utilização da plataforma digital com os conteúdos atualizados e metodologias interativas aumentou a participação dos estudantes no processo ensino-aprendizagem, significando a aceitação do método, com uma expectativa de mudança da condição de espectador passivo para sujeito operativo.
Abstract: The growing interest by students of animal genetics discipline in the use of digital resources stimulated the promotion of changes and improvements in the layout and contents of the interactive online platform: http://lagepeuece.wix.com/geneticauece. The changes were made in the visual area of the site as the presentation and organization of content, such as changes and standardizations of these images on the web pages, of the fonts and of the sizes of text boxes. Within the organizational structure the icons have been renamed as Home, Genetics Study, NEA-Fishing, More, Distance Education and Contact. At the bottom of the home page columns to events and news, contact us and visit us were highlighted. Improvements and updates have been developed on the platform of WIX sites available on the Internet through its own programming editor Wix Website Editor, with files being kept in the cloud Mediafire. The evaluation of the effectiveness of these changes was made with the students of the course, at the end of the semester 2015.2, and consisted of four objective questions in ordinal scale, and a subjective subsidies seeking to implement subsequent improvements. The survey addressed aspects: interactive online platform as a teaching methodology and improvement of learning, when 72.73% of the students expressed as much assistance; availability of material for consultation, with over 70% of qualifying the material collection as satisfactory; facilitating learning with the use of the site, where almost 60% of students said that learning occurs more rapidly; as learning the attractiveness and motivation promoted by the method using the Site, it was observed that more than 80% considered it a positive methodology as a teaching model when using the virtual platform in the teaching-learning; and the website needs to develop the student's experience and enrich their learning, he had the most frequent suggestion to reduce the amount and extent of passwords by hindering access to local activities. Due to the lack of teaching aids and the need to arouse interest in the study of the subject, it was concluded that the use of the digital platform with updated content and interactive methodologies increased the participation of students in the teaching-learning process, meaning the acceptance of method, with an expected change of passive spectator to operating subject.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19308
ISSN: 1981-2965
Access Rights: Acesso Aberto
Appears in Collections:PPGZO - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2016_art_rosales.pdf828,45 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.