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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorRibeiro, Luís Távora Furtado-
dc.contributor.authorSilveira, Eveline Maria de Azevedo-
dc.date.accessioned2016-08-23T12:11:43Z-
dc.date.available2016-08-23T12:11:43Z-
dc.date.issued2016-
dc.identifier.citationSILVEIRA, Eveline Maria de Azevedo. Moda e os uniformes escolares: aspectos históricos do fardamento escolar no Ceará. 2016. 101f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2016.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19247-
dc.description.abstractThis research aimed to understand how it developed the use of school uniform in Brazil and especially in the state of Ceará. For that they were conducted historical studies, bibliographic and iconographic on the use of school uniforms from the midnineteenth century to the end of the 70s of the twentieth century. The research aimed to address how the use of the school uniform was established in Ceará during the 1940s to the late 1970. The choice of this period was mainly, for we can interview former students who were students from the 1940s During the research it was also possible to understand which were the uniform use of symbols both for students and for society in general. For a better understanding of the subject they were chosen two schools that were part of the history of education in the State of Ceará: the Ceará Lyceum College and Normal School of Ceará, both public maintained by the State Government. Throughout the history of these schools, interviews with former students of the time and conversations with today's employees can know as was the story of the school uniform during the set period. This work revealed historical aspects of school uniforms in Ceará relating to fashion and uniforms cearenses schools, performing also brief history of local education.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSchool uniformpt_BR
dc.subjectEducationpt_BR
dc.subjectModapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectUniforme escolarpt_BR
dc.titleModa e os uniformes escolares: aspectos históricos do fardamento escolar no Cearápt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta dissertação visou compreender como se desenvolveu o uso do uniforme escolar no Brasil e, principalmente, no Estado do Ceará. Para isso foram realizados estudos históricos, bibliográficos e iconográficos sobre o uso do fardamento escolar desde meados do século XIX até o final da década de 70 do século XX. A pesquisa visou abordar como foi estabelecido o uso do uniforme escolar, no Ceará, durante as décadas de 1940 até o final da década de 1970. A escolha deste período se deu, principalmente, por conseguirmos entrevistar ex-alunos que foram estudantes a partir da década de 1940. Durante a realização da pesquisa foi também possível compreender quais eram as simbologias de utilização do uniforme tanto para alunos quanto para sociedade em geral. Para uma melhor compreensão do tema foram escolhidas duas escolas que fizeram parte da história da educação no Estado do Ceará: o Colégio Liceu do Ceará e a Escola Normal do Ceará, ambas públicas mantidas pelo Governo do Estado. Através da história destas escolas, das entrevistas com ex-alunos da época e de conversas com funcionários da atualidade podemos conhecer como foi a história do uniforme escolar, durante o período estabelecido. Este trabalho revelou aspectos históricos do fardamento escolar no Ceará relacionando a moda e os uniformes das escolas cearenses, realizando também breve histórico da educação local.pt_BR
dc.title.enFashion and uniforms school: historical uniform issues school in Cearápt_BR
Aparece nas coleções:PPGEB - Dissertações defendidas na UFC

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