Please use this identifier to cite or link to this item:
http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19164
Title in Portuguese: | A proposta de um quadro norteador de pesquisa como exercício de construção do objeto de estudo |
Title: | The proposal of a research guiding frame as exercise to construct the object of study |
Author: | Araújo, Júlio César Rosa de Pimenta, Alcilene Aguiar Costa, Sayonara Melo |
Keywords: | Projetos de pesquisa Construção do objeto Quadro norteador de pesquisa |
Issue Date: | 2015 |
Publisher: | Interações |
Citation: | Araújo, J. C. R.; Pimenta, A. A.; Costa, S. M. (2015) |
Abstract in Portuguese: | Nosso estudo incide sobre a aplicação de uma proposta didática para o ensino gênero projeto de pesquisa, contemplando os vieses textual e epistemológico da sua elaboração. O quadro norteador da pesquisa (QNP) reúne e relaciona questões, hipóteses de trabalho e objetivos a serem alcançados, sistematizando a construção do objeto. Diante disso, nosso principal questionamento foi "Como a elaboração dos QNPs contribuiu para a construção do objeto de estudo?". Os resultados mostram que, com o auxílio dessa ferramenta, os alunos apresentaram maior facilidade em construir seus objetos de pesquisa e em elaborar os projetos. |
Abstract: | This study investigates the design, development and application of a Research Guiding Frame (RGF) to undergraduate students enrolled in a Reading and Writing Academic Texts class at the Federal University of Ceará. RGF is a tool that assembles student' research questions, hypotheses and objectives. The results showed that RGF helped students refine their research projects and academic writing skills. |
Abstract in Spanish: | Nuestro estudio aborda la implementación de una propuesta didáctica para la enseñanza del género proyecto de investigación, incorporando las dimensiones textual y epistemológica de su elaboración. El cuadro orientador de investigación (QNP) reúne y relaciona cuestiones, hipótesis y objetivos, sistematizando la construcción del objeto. Así, nuestra principal pregunta fue "¿Cómo la elaboración del QNP contribuyó a la construcción del objeto de estudio?". Los resultados muestran que, con esta herramienta, los estudiantes tuvieron mayor facilidad en la construcción de sus objetos de investigación y el diseño de proyectos. |
Description: | ARAÚJO, Júlio César Rosa de; PIMENTA, Alcilene Aguiar; COSTA, Sayonara Melo. A proposta de um quadro norteador de pesquisa como exercício de construção do objeto de estudo. Interações, Campo Grande, v. 16, n. 1, p. 175-188, jan./jun. 2015. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19164 |
metadata.dc.type: | Artigo de Periódico |
ISSN: | 1984-042X 1518-7012 |
Appears in Collections: | DLV - Artigos publicados em revistas científicas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015_art_jcraraujo.pdf | 977,1 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.