Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/19164
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAraújo, Júlio César Rosa de-
dc.contributor.authorPimenta, Alcilene Aguiar-
dc.contributor.authorCosta, Sayonara Melo-
dc.date.accessioned2016-08-19T10:48:09Z-
dc.date.available2016-08-19T10:48:09Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationAraújo, J. C. R.; Pimenta, A. A.; Costa, S. M. (2015)pt_BR
dc.identifier.issn1984-042X-
dc.identifier.issn1518-7012-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/19164-
dc.descriptionARAÚJO, Júlio César Rosa de; PIMENTA, Alcilene Aguiar; COSTA, Sayonara Melo. A proposta de um quadro norteador de pesquisa como exercício de construção do objeto de estudo. Interações, Campo Grande, v. 16, n. 1, p. 175-188, jan./jun. 2015.pt_BR
dc.description.abstractThis study investigates the design, development and application of a Research Guiding Frame (RGF) to undergraduate students enrolled in a Reading and Writing Academic Texts class at the Federal University of Ceará. RGF is a tool that assembles student' research questions, hypotheses and objectives. The results showed that RGF helped students refine their research projects and academic writing skills.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInteraçõespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectProjetos de pesquisapt_BR
dc.subjectConstrução do objetopt_BR
dc.subjectQuadro norteador de pesquisapt_BR
dc.titleA proposta de um quadro norteador de pesquisa como exercício de construção do objeto de estudopt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrNosso estudo incide sobre a aplicação de uma proposta didática para o ensino gênero projeto de pesquisa, contemplando os vieses textual e epistemológico da sua elaboração. O quadro norteador da pesquisa (QNP) reúne e relaciona questões, hipóteses de trabalho e objetivos a serem alcançados, sistematizando a construção do objeto. Diante disso, nosso principal questionamento foi "Como a elaboração dos QNPs contribuiu para a construção do objeto de estudo?". Os resultados mostram que, com o auxílio dessa ferramenta, os alunos apresentaram maior facilidade em construir seus objetos de pesquisa e em elaborar os projetos.pt_BR
dc.description.abstract-esNuestro estudio aborda la implementación de una propuesta didáctica para la enseñanza del género proyecto de investigación, incorporando las dimensiones textual y epistemológica de su elaboración. El cuadro orientador de investigación (QNP) reúne y relaciona cuestiones, hipótesis y objetivos, sistematizando la construcción del objeto. Así, nuestra principal pregunta fue "¿Cómo la elaboración del QNP contribuyó a la construcción del objeto de estudio?". Los resultados muestran que, con esta herramienta, los estudiantes tuvieron mayor facilidad en la construcción de sus objetos de investigación y el diseño de proyectos.pt_BR
dc.title.enThe proposal of a research guiding frame as exercise to construct the object of studypt_BR
dc.description.abstract-frL'analyse se concentre sur l'application d'une proposition didactique pour l'enseignement du genre projets de recherche, passant par les biais textuels et épistémologiques de son élaboration. Le cadre directeur de recherche (CQD) reúnit les questions, hypothèses et objectifs à atteindre, et offre une direction de laquelle partiront les autres sections du projet. Ainsi, la question de base a été: Comment l'élaboration de ces cadres a-t-elle contribué à la construction de l'objet d'étude? Les résultats montrent que les étudiants ont eu plus de facilité dans la construction de leurs objets de recherche et des projets.pt_BR
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_art_jcraraujo.pdf977,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.