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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/18671
Tipo: | Dissertação |
Título : | Uma ferramenta de autoria para o desenvolvimento de jogos móveis baseados em localização com realidade aumentada |
Título en inglés: | An authoring tool for location-based mobile games with augmented reality features |
Autor : | Nolêto, Carleandro de Oliveira |
Tutor: | Trinta, Fernando Antonio Mota |
Co-asesor: | Carvalho, Windson Viana de |
Palabras clave : | Ciência da computação;Jogos baseados em localização;Ferramentas de autoria;Realidade aumentada;Location-based games;Athoring tools |
Fecha de publicación : | 2015 |
Citación : | NOLÊTO, Carleandro de Oliveira. Uma ferramenta de autoria para o desenvolvimento de jogos móveis baseados em localização com realidade aumentada. 2015. 114 f. Dissertação (Mestrado em ciência da computação) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE, 2015. |
Resumen en portugués brasileño: | Jogos móveis baseados em localização são aqueles que fazem uso de tecnologias de localização e que agregam a posição de seus jogadores nas regras do jogo. Estes jogos são uma subclasse de jogos pervasivos em que a jogabilidade progride de acordo com a localização do jogador. Neste trabalho é proposta uma ferramenta de autoria para a criação de jogos móveis baseados em localização, acrescidos com recursos de realidade aumentada. A concepção desta ferramenta foi feita com base em uma revisão da literatura sobre ferramentas de autoria e jogos pervasivos. A partir de trabalhos relacionados, buscou-se recolher as características comuns de jogos móveis baseados em localização e características de ferramentas de autoria para estes jogos. Além disso, utilizou-se grupos focais para refinar os novos cenários para jogos móveis baseados em localização, em particular a respeito de como a realidade aumentada pode ser utilizada nestes jogos. Com o estudo de ambos, na revisão da literatura e nos grupos focais foi produzido um conjunto de requisitos para projetar uma arquitetura de software para o desenvolvimento de uma ferramenta de criação. Esta arquitetura é composta de um servidor para gerenciar os jogos em execução, uma aplicação baseada na web que permite a autoria dos jogos e um aplicativo para dispositivos móveis onde são executados os jogos desenvolvidos. Nosso principal objetivo é fornecer uma solução de software para permitir que usuários não-programadores possam projetar, construir e executar jogos móveis baseados em localização. A fim de avaliar a nossa ferramenta, foi projetado e implementado um jogo chamado “Batalha por Fortaleza”, em que as funcionalidades da ferramentas são demonstradas. Além disso, buscou-se validar, com usuários, se a ferramenta proposta consegue auxiliar na criação de jogos de maneira fácil e intuitiva. |
Abstract: | Location-based mobile games are a special type of game where location technologies are employed to track players and to alter the rules of the games. Such games are a subclass of pervasive games whose playability advances according to the location of players. This work proposes an authoring tool to develop location-based mobile games enhances with augmented reality features. This tool was conceived from research studies on authoring tools and pervasive games. By analysing the related works, we have compiled the most common features of location-based mobile games and the main aspects presented in authoring tools for developing these games. Moreover, we have used focus groups to both enhance the creation of new scenarios for location-based mobile games and improve the usage of augmented reality in such games. Ultimately, we have compiled a set of requirements to design a software architecture for the development of an authoring tool. The designed architecture is composed of a server to manage running games, a web based system for developing these games, and a mobile application in which the games are executed. The main goal of this work is to provide a software solution that allows non-programmers to design, build and execute location-based mobile games. To assess the proposed work, we have designed and implemented a game called "Battle for Fortaleza" using the authoring tool. Besides, we have conducted interviews with users to validate the utility and the easiness of the tool to develop location-based mobile games. |
URI : | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/18671 |
Aparece en las colecciones: | DCOMP - Dissertações defendidas na UFC |
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